O PLÁGIO CONSTITUI CRIME punível com pena de prisão até 3 anos pelo artº197 da lei 16/2008,de 01 de Abril, a mesma que, no seu artº1, ponto 1, refere que estabelece medidas e procedimentos necessários para assegurar o respeito dos direitos de propriedade intelectual.
O artª180, no seu ponto 3, diz: "Presume-se artista,intérprete ou executante,aquele cujo nome tiver sido indicado como tal nas cópias
autorizadas da prestação e no respectivo invólucro ou aquele que for anunciado como tal em qualquer forma de utilização lícita, representação ou comunicação ao público."
This work is licensed under a Creative Commons License.
terça-feira, 4 de novembro de 2008
USA - LET THE ISSUES BE THE ISSUE
Após os resultados eleitorais: Apesar do desejável ser que as políticas dos candidatos se sobrepusessem à sua côr, duvido que a recordação de imagens como esta, independentemente da excelente campanha de Obama, não estivesse presente nas cabeças e nos corações dos inúmeros negros, mulatos, mestiços e índios dos Estados Unidos no momento do voto. Em 1705, uma lei da Virgínia, declarava os negros, mulatos e índios como "um bem património" dos brancos. Hoje, um deles preside ao "mundo".
4 de Novembro é o dia de todas as decisões quanto ao novo Presidente dos Estados Unidos. Tendo apostado com reservas em Obama desde a sua vitória entre os democratas, mais convictamente o fiz quando McCain cometeu aquele que terá sido, porventura, o maior erro da sua candidatura: a chamada à liça da Srª Palin.
Hoje, os americanos dirão se a suposta abertura do país ao reforço da sua apregoada condição de sociedade não-reacista se concretiza. Tudo leva a crer que sim, que a América terá pela 1ª vez um Presidente que não é de raça branca.
Nos últimos dias de campanha, uma onda de posters assolou New York. Neles está escrito "LET THE ISSUES BE THE ISSUE" entre as fotos dos candidatos com as raças trocadas, num curioso e meritório apela ao voto pelas ideias e não pelas cores de Obama e McCain. O Sr. Tor Myhren, director criativo da companhia publicitária dos posters não obteve porém o desejado êxito, já que a maioria dos cartazes foi arrancada por coleccionadores que passavam pelas ruas da cidade.
Alguns sobraram, no entanto, sendo publicados por exemplo pelo Daily Telegraph londrino da ontem e do qual retirei a 1ª imagem. A ousadia levou-me a recriar o poster, procurando dar aos dois políticos umas feições mais marcantes das suas raças trocadas. Que as políticas dos candidatos sejam, realmente, o importante na escolha!
imagem thecoolhunter.net
A mesma imagem modificada por mim
Publicação nº 634 de "O Sino da Aldeia" - Jorge P.G.