O PLÁGIO CONSTITUI CRIME punível com pena de prisão até 3 anos pelo artº197 da lei 16/2008,de 01 de Abril, a mesma que, no seu artº1, ponto 1, refere que estabelece medidas e procedimentos necessários para assegurar o respeito dos direitos de propriedade intelectual.
O artª180, no seu ponto 3, diz: "Presume-se artista,intérprete ou executante,aquele cujo nome tiver sido indicado como tal nas cópias
autorizadas da prestação e no respectivo invólucro ou aquele que for anunciado como tal em qualquer forma de utilização lícita, representação ou comunicação ao público."
This work is licensed under a Creative Commons License.
domingo, 2 de novembro de 2008
CASAS À TARZAN NA MODA!
A Baumraum, uma empresa alemã, lançou há muito poucos anos um novo tipo de casas em harmonia com a Natureza. Munindo-se de técnicos necessários ao projecto, como arquitectos paisagistas, técnicos de madeiras e imaginosos artesãos, meteu mãos à obra de construir casas em árvores, como nos habituámos a ver nos filmes do Tarzan. Nos tempos actuais, porém, a tosca habitação do lendário nomem-macaco da nossa infância tem outro tipo de comodidades e de preocupações.
Cada projecto desenvolve-se individualmente e leva em conta preocupações de ordem ambiental, tipo e condições da estrutura das madeiras e tudo o mais que for necessário para que cada casa esteja em perfeita harmonia entre o Homem e a Natureza e não cause danos ao meio ambiente.
As casas são fabricadas nos mais diversos tipos e tons de madeira, que é certificada, e à escolha do futuro morador. Alguns projectos envolvem verdadeiras manobras de perícia para que as árvores não sejam danificadas e fiquem plenamente integradas nas próprias residências. Cada parte é pré-fabricada numa oficina, sendo depois todas reunidas e montadas de uma só vez.
Poderão já integrar móveis, uma mini-cozinha, luz, aquecimento, e mesmo sistemas de som multimedia. A segurança, das casas e das árvores, é assegurada por tirantes e cordas, ou por palanques e pilastras sempre que não possam ser completamente encaixadas nos troncos. Mas não são apenas locatários individuais os proprietários das ecológicas moradias. Em todo o mundo muitas empresas e hotéis, por exemplo, utilizam já as criações da Baumraum.
Não me constando que possuam elevador, estas habitações são definitivamente o retorno do Homem às árvores e ao convívio íntimo com a Natureza. Nota:(Baum = árvore + Raum = espaço, lugar).
Publicação nº 633 de "O Sino da Aldeia" - Jorge P.G.Sineiro