O PLÁGIO CONSTITUI CRIME punível com pena de prisão até 3 anos pelo artº197 da lei 16/2008,de 01 de Abril, a mesma que, no seu artº1, ponto 1, refere que estabelece medidas e procedimentos necessários para assegurar o respeito dos direitos de propriedade intelectual.
O artª180, no seu ponto 3, diz: "Presume-se artista,intérprete ou executante,aquele cujo nome tiver sido indicado como tal nas cópias
autorizadas da prestação e no respectivo invólucro ou aquele que for anunciado como tal em qualquer forma de utilização lícita, representação ou comunicação ao público."
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segunda-feira, 6 de outubro de 2008
PERU - A "INCA KOLA" É RAINHA
Hoje, segue-se um artigo levezinho para descomprimir das contínuas agruras das crises internas e externas.
O que relato nada tem de novidade.
Apresento a quem porventura não conheça, a INCA KOLA. No Peru, é normalíssimo acompanhar as refeições com uma bebida amarela e de sabor extremamente doce e parecido com o das pastilhas elásticas tutti-frutti.
Este refrigerente chama-se INCA KOLA e é o orgulho do país. Desde que surgiu no mercado, em 1935, tem-se vendido mais que a Coca Cola, de tal forma que a gigante norte-americana teve de abandonar a concorrência e comprar em 1999 60% das acções da "INCA" por 300 milhões de dólares, uma oferta irresistível para os herdeiros de José Lindley, um inglês que a inventou em 35 após se ter transformado no principal fabricante de bebidas gasosas do seu país.
Em Maio deste ano, a INCA KOLA e as suas competidoras que lhe imitam o sabor - Como a chamada Kola Real - foram a sensação da 5ª Cimeira da União Europeia-América Latina e Caribe, à qual assistiram meia centena de líderes mundiais, entre eles Zapatero, Angela Merkel e Hugo Chávez. Estas altas individualidades provaram a bebida na sede central da Cimeira e mais de 1500 jornalistas saborearam-na na Sala de Imprensa. A INCA KOLA percorreu então o mundo, embora a sua principal característica seja a de se tratar de um refrigerante de forte carácter nacional para os peruanos. A garrafa está decorada com pequenos motivos incas e o seu slogan publicitário é: "INCA KOLA, a bebida do Peru".
Ao contrário da Coca-Cola, a INCA não se baseia numa fórmula secreta. Todos os peruanos sabem que o seu particular sabor se deve à presença na sua composição de uma erva chamada "luisa", que igualmente lhe proporciona aquela cor bem amarela do sol inca.
Segundo pesquisas que fiz, o sabor é horrível, uma mistura intragável de pastilhas elásticas bem doces. No ínicio lembra a chiclete tutti-frutti, mas depois de pouco tempo deixa um forte gosto de baunilha na boca. Será a tal ervinha "luisa"?
O que é certo é que os peruanos lambem os beiços com a mistela e a Coca-Cola teve de se render à evidência, pois no Peru vendia menos.
Haverá por cá alguém que se lembre de criar uma KOLA-CAMÕES, ou uma LUSA-KOLA com sabor a hipericão-do-Gerês ou a coentros alentejanos, capaz de acompanhar a exportação dos "Magalhães" para o Hugo Chávez Y sus amigos? Se há, é de aproveitar a onda, já, antes dos chineses lançarem no mundo a Mao-Kola com sabor a chá vermelho!