O PLÁGIO CONSTITUI CRIME punível com pena de prisão até 3 anos pelo artº197 da lei 16/2008,de 01 de Abril, a mesma que, no seu artº1, ponto 1, refere que estabelece medidas e procedimentos necessários para assegurar o respeito dos direitos de propriedade intelectual.
O artª180, no seu ponto 3, diz: "Presume-se artista,intérprete ou executante,aquele cujo nome tiver sido indicado como tal nas cópias
autorizadas da prestação e no respectivo invólucro ou aquele que for anunciado como tal em qualquer forma de utilização lícita, representação ou comunicação ao público."
This work is licensed under a Creative Commons License.
terça-feira, 28 de outubro de 2008
A ESTÁTUA DA LIBERDADE FAZ HOJE 122 ANOS
"Iluminando o mundo", a Statue of Liberty foi inaugurada à entrada do porto de new York em 28 de Outubro de 1886.
Oferecida pela França para celebrar a amizade franco-americana, foi financiada por subscrição pública dos dois lados do Atlântico e mercê de uma campanha de promoção activa do famoso jornalista americano Joseph Pulitzer. Trata-se da maior estátua alguma vez construída com os seus 35m de altura e 93 com o pedestal, tendo sido obra do escultor Frédéric Auguste Bartholdi, o mesmo que em 1879 construíra o Leão de Belfort, na Alsácia, fantástica escultura talhada numa falésia e que representa um leão de costas voltadas aos alemães, a fim de evitar qualquer provocação dos invasores alemães. Para a elaboração da Estátua da Liberdade, Bertholdi teve como modelo a sua mulher, Jeanne-Émilie Baheux de Puysieux, uma antiga costureira, ainda que ele mesmo deixasse correr o rumor de que teria dado ao rosto os traços da sua mãe.
A estátua na Rue de Chazelles, por Victor Dargaud - Musée Carnavalet, Paris. Executada com placas de couro e montada pela primeira vez em Paris, tinha no interior uma armadura em ferro concebida pelo nosso bem conhecido Gustave Eiffel que a tornava apta a resistir às mais violentas tempestades. Foi então transportada para os Estados Unidos em 350 peças e remontada sobre um pedestal de granito em quatro meses.
A "Estátua da Liberdade" segura na mão esquerda um folheto onde se pode ler «July 4th, 1776» (Declaração da Independência dos Estados Unidos). Os sete raios da coroa pretendem representar os sete oceanos e continentes da Terra e a coroa comporta 25 janelas que simbolizam outras tantas jóias. Na mão direita bem erguida, um facho, símbolo da luz da liberdade. Feita de puro cobre com a estrutura em aço, era de ferro inicialmente, tem a chama do facho recoberta a folha de oiro. O pedestal apresenta um poema de Emma Lazarus dedicado aos milhares de imigrantes que desembarcam na Ellis Island e para os quais a estátua representa a esperança numa vida melhor.
«Give me your tired, your poor, Your huddled masses yearning to breathe free, The wretched refuse of your teeming shore. Send these, the homeless, tempest-tost, to me, I lift my lamp beside the golden door !»
Dá-me os teus extenuados, os pobres, Que em massa, apressados, aspiram a ser livres, O piedoso refúgio das tuas margens sobrepovoadas. Envia-mos, a esses deserdados da sorte, que as tempestades mos tragam, Ergo a minha luz e ilumino a porta de oiro !(Tradução livre de J.P.G.)