domingo, 24 de fevereiro de 2008
AS ANTIGAS MALAS DE CARTÃO & outras coisas mais
Meus amigos:
Aviso já que o presente escrito não deve ser lido por selomaníacos!
Colocado à entrada este aviso amigável, vou-me ao assunto.
Há uns bons 40/50 anos atrás, no tempo em que ir do Porto a Lisboa durava uma jorna, 9 horas de viagem com duas paragens para confortar o estômago e mais uma, pelo menos, para mudar um pneu, sim, que de viagem autotransportada falo, pois, dizia eu, nesses jurássicos tempos, as viagens ao estrangeiro eram essas e ao estrangeiro distante ainda eram as que levavam ao Algarve ou a Tui, Badajoz ou Ayamonte, às bonecas e caramelos. Os portugueses deliciavam-se assim e regressavam às suas terras com a sensação triunfante de quem conhecera um pouco do mundo.
Acontecia, então, um fenómeno muito engraçado. As crianças coleccionavam figurinhas de jogadores de futebol e/ou de artistas do cinema, e algums crescidos adoravam colar rótulos de cidades e de países nas malas que, na maioria, eram de cartão. Pela mala de cada viajante se "via" o grau de cultura do mesmo. Muitos rótulos colados, com cola mesmo, que isso dos autocolantes é coisa moderna, significava um virar de cabeças e uma leitura invejosa dos nomes dos locais supostamente visitados. Nos aeroportos, então, nem se fala! Ir até ao aeroporto ver os aviões descolar e aterrar era, até, um dos passeios de muitas famílias. Não estou a brincar, era mesmo assim. Quando se via uma mala carregada de figurinhas era uma inveja e um delírio pegados! Nem imaginam os mais novos o que era! E havia então os coleccionadores, que pediam aos que iam fora o presente de um rotulozinho do hotel ou da cidade.
Pois bem! As modas são isso mesmo, uma moda, algo que é inovador e potencialmente atraente a princípio e que passa a corriqueiro, banal, chato mesmo, com o passar inexorável do tempo e o aumento fervilhante dos aderentes à causa. Foi assim com as horrendas calças à boca-de-sino ou com o "portanto", no início de cada frase proferida.
Claro está que este textozinho vem a propósito dos prémios, mimos, miminhos, selos, selinhos, ou os mais internacionais e sonantes awards. E cuidado, que já aí andam outras fórmulas aparentadas !
Há cerca de dois anos, quando entrei neste mundo, havia já uns quantos. Recebi um ao fim de penar uns bons meses e fiquei encantado. Alguém me havia reconhecido com alguma qualidade. Depois, foram vindo mais uns poucos e outros e outros mais. Um dia, olhando bem para a página de rosto do blogue, reparei que aquilo parecia mais uma árvore de Natal com muitas cores e enfeites descendo por ali abaixo. Resultado: guardei-os a todos e limpei a casinha, que em minha opinião ficou mais fresquinha e agradável. Anunciei então: mais prémios de correntes, não, por favor! Recebe-se um e reenvia-se a mais cinco pessoas, mais sete, mais o que o autor achar por bem no regulamento que impõe. Ora eu, acho mal ! E acho mal porque o tempo que se perde com isso impede de escrever porventura coisas interessantes e de visitar até os próprios autores dessas correntes. Ademais, que significado tem "premiar" alguém que tem por missão postar o prémio, publicitar o autor e passar a pasta a outro que vai fazer exactamente o mesmo? NENHUM! Quem quiser premiar um trabalho, tem duas formas de o fazer sem ser para receber nada em troca: - ou outorga um prémio pessoal, que o bloguista colocará ou não no blogue, segundo o seu gosto e livre arbítrio; - ou, em alternativa democrática, visita o seu blogue e deixa «uma palavrinha» de que todos gostam, como incentivo.
Ora vamos lá pensar a sério e ver se tenho alguma razão, ou não.
Para terminar, e sem comentários da minha parte, deixo-vos só com alguns títulos dos últimos, só dos últimos prémios, pedindo desculpa aos seus autores e sem pretender de nenhum modo a ofensa que seria, de resto, gratuita e cobarde!
Ora atentai, senhoras e senhores: - É um Blog muito bom, sim senhora!- Este Blog não me sai da cabeça- Diz que até nem é um mau Blog- Este Blog não tem papas na língua- Prémio Amizade- Prémio Uma mulher que faz pensar- Prémio Bom blog, porra! - Esse Blog é show de bola- Eu Vô (Não sei dizer onde. Desculpem, mas não resisti a comentar este) - Este Blog proporciona "sensações alucinógenas"- Blog Cabeça- Selinho Heart's Blog Blogando & AndandoA estes 12 poderia acrescentar uns 50 mais, pelo menos! Alguém tem aí por casa uns prémios para a troca? Publicação nº 541 - J.G.
Sino tocado em
fevereiro 24, 2008 -
48 comentários
-> Deixe aqui o seu comentário <-
UM BLOGUE de Jorge P. Guedes - ©
Powered By: Blogger
FINAL DA PÁGINA
|