E o que diríamos se um de nós, gente dos blogues, fosse preso por ter divulgado que o Presidente ou o Primeiro-Ministro tinha comprado uns cães para sua segurança?
Pois foi isso mesmo que aconteceu no Irão.
A notícia até já tem uns dois meses, mas parece-me que por cá foi pouco divulgada.
Reza Valizadeh
(foto), 32 anos de idade, jornalista, bloguista, foi objecto de reclamação por parte do gabinete do presidente iraniano e foi detido no dia 26 de Novembro de 2007.
Vários bloguistas e websites iranianos disseram que o motivo principal da prisão foi a revelação da aquisição de quatro cães de segurança alemães por cerca de 110 mil euros cada um e destinados à segurança de Ahmadinejad.
O Islão define os cães como animais impuros e está, mesmo, vetada por lei a exibição de cães na rua pelos seus donos, sendo o "crime" punido com pesada multa e a "detenção" dos animais em centros expressamente criados para o efeito, onde se está mesmo a ver o tratamento a que são sujeitos para os libertar das "impurezas".
Deste modo, tiveram agora que se reunir os
ayatollah da cidade santa de
Qom para justificarem a aquisição, tendo sido emitida uma
fatwa na qual é regulado que a utilização destes cães tem por único objectivo garantir a segurança dos homens, não infringindo nenhuma regra religiosa.
A piada continua quando se sabe que a agência
Fars, considerada o megafone de Ahmadinejad, transmitiu uma longa reportagem dedicada aos cães presidenciais e saiu-se com este mimo: "Apesar de raça alemã - precisou antes de tudo a agência - os cães foram comprados ainda cachorrinhos e treinados na República Islâmica do Irão pelas mãos de instrutores iranianos". Fantástico, realmente! Os cães converteram-se ao islamismo.
Mas não é tudo! O jornalista e blogueiro, preso, apagou na cadeia o post que fizera sobre o caso e em seu lugar apareceu outro em que explica o seu ponto de vista sobre os cães presidenciais.
Valizadeh diz que "as notícias sobre os cães não tiveram divulgação em sites, blogues e rádios que se posicionam contra o governo e contra a República Islâmica" e ainda acrescenta: "… Primeiro, queria, como jornalista, divulgar informações sobre um assunto interessante. Depois, acho que usar esses cães para a segurança presidencial não é um sinal de fraqueza, mas ao contrário, mostra que o país está seguindo na direcção da tecnologia e do progresso. Em terceiro lugar, alguns líderes religiosos (Ulama) consideram que cães podem ser usados para motivos de segurança."
De acordo com o
Iran Watch, Shahram Rafizadeh, jornalista e bloguista igualmente, escreveu que Valizadeh na noite de sábado foi transferido do presídio Evin para o presídio Ghazal Hesar e colocado numa cela com viciados em drogas. Rafizadeh acrescentou que nos últimos três anos interrogadores aprenderam sobre a internet e como escrever um blogue.
E assim vai o mundo...
Jorge G.Fontes: La Stampa ; Global Voices.