O PLÁGIO CONSTITUI CRIME punível com pena de prisão até 3 anos pelo artº197 da lei 16/2008,de 01 de Abril, a mesma que, no seu artº1, ponto 1, refere que estabelece medidas e procedimentos necessários para assegurar o respeito dos direitos de propriedade intelectual.
O artª180, no seu ponto 3, diz: "Presume-se artista,intérprete ou executante,aquele cujo nome tiver sido indicado como tal nas cópias
autorizadas da prestação e no respectivo invólucro ou aquele que for anunciado como tal em qualquer forma de utilização lícita, representação ou comunicação ao público."
This work is licensed under a Creative Commons License.
sexta-feira, 7 de dezembro de 2007
EXPO-2010 SHANGHAI - O Edifício do Povo -
Longe vão os tempos das casinhas chinesas com aqueles telhados rendilhados e tlim-tlins nas portas baixinhas, que os chineses não são altos... A China modernizou-se na economia e na arquitectura, pelo menos, que em outras questões civilizacionais e que dizem respeito a direitos humanos ...estamos conversados.
O que aqui vos deixo, e que alguns até já conhecerão, é o Edifício do Povo de Shanghai, uma urbe que começou por ser uma cidadezinha piscatória para hoje ser a maior da China e com o maior porto de carga do mundo, situada a Este do país nas margens do delta do rio Yangtze e onde vivem uns 17 milhões de almas, cerca de 2 700 por Km2. Trata-se do centro económico da China moderna, com arranha-céus dos maiores do mundo e um centro financeiro e industrial de fazer pasmar.
Pois este Edifício do Povo é um projecto dinamarquês de um colectivo de 85 arquitectos, designers, construtores e projectistas - o chamado BIG (Bjarke Ingels Group). Construído sobre o rio HuangPu, o princípio de Yin e Yang e os cinco elementos de Feng Shui estão contidos na arquitectura, criando uma ligação entre a antiga sabedoria e a euforia contemporânea da cultura chinesa. O verdadeiro nome da monumental construção é REN, que significa "povo", e o seu perfil assemelha-se ao caracter caligráfico do alfabeto chinês que designa "pessoas". Mas a sua forma contém também um simbolismo: o corpo do edifício que emerge da água é dedicado a actividades físicas e engloba um centro de desportos aquáticos enquanto que o que nasce da terra destina-se a práticas de "enriquecimento cultural" tais como centros de conferência, por exemplo. No ponto em que os dois corpos se juntam situa-se um hotel com 1000 quartos e 250 mil m2 de área construída. Convenhamos que é bem grandinho! E esta é a moderna China, cujo crescimento económico ameaça já as tradicionais economias reguladoras dos mercados, como a americana e a japonesa. O gigante adormecido acordou e não tarda que governe o mundo. - texto de J.G.
Quem quiser ver o vídeo de apresentação, vale a pena! São 02:40 min.