segunda-feira, 19 de novembro de 2007
"MIRADAS TRASERAS" ou "O lugar onde as costas perdem o nome"
Sem título. De Isabel Muñoz, Série Danza Cubana, La Habana Vieja, 2001
Outros países, outras realidades! Foi este o meu comentário quando soube da existência, em Madrid, do Canal Isabel II -a empresa que faz o abastecimento e o tratamento da água à capital espanhola e área circundante. Fundada em 1851, quando era necessário levar água potável a casa de cerca de 300 mil habitantes, hoje abastece mais de 4 milhões e meio de pessoas, recolhendo águas de 7 rios diferentes. Em 2000, Canal de Isabel II criou uma Fundação com o mesmo nome que tem como missão principal a sensibilização da sociedade para a defesa do meio ambiente e da água, mediante a organização e o patrocínio de actividades artísticas, culturais, históricas, científicas e de investigação aplicada. Mediante a organização de tais activades, pretende devolver aos munícipes parte dos lucros da empresa. A Fundação Canal trabalha com critérios de solidariedade e sem fins lucrativos, querendo contribuir para ampliar a oferta cultural da Comunidade de Madrid. Para tal, criou espaços singulares, ou reabilitou infraestruturas de abastecimento, convertendo-as em centros de arte e salas de exposições.
Actualmente, e desde 3 de Outubro, prolongando-se até 6 de Janeiro de 2008, está patente uma curiosa exposição na Sala de Exposições Depósito Elevado - um antigo depósito elevado de água que data de princípios do séc. XX e cuja reconversão, em 1986, em sala de exposições obteve o Prémio Europa Nostra. Segundo a "Fundação Canal", esta mostra é a primeira dedicada exclusivamente aos traseiros e as fotografias seleccionadas foram feitas do início do século XX até os dias de hoje.
"OCULTOS", o nome da exposição, reúne 67 fotografias de prestigiados fotógrafos internacionais.
São retratos de nádegas, sem as caras dos respectivos proprietários. Glúteos sedutores, vulgares, simpáticos ou eróticos. Há nádegas flácidas e com curvas generosas, como as de Marylin Monroe e Jennifer López, ou de prostitutas das ruas de Barcelona e de Paris nos anos 50. Mulheres anónimas numa praia, mas também fotografias onde a nudez é mais natural, como as das tribos indígenas.
"OCULTOS" convida o espectador a descobrir imagens emblemáticas de "culos hermosos y rotundos,captados de forma sugestiva, humorística, documental ou intimista, e mostrando as diversas possibilidades artísticas do corpo humano visto por trás", como explicam os organizadores do certame.Capa, Cartier-Bresson, Mapplethorpe, Man Ray, Lucien Clergue e os espanhóis Joan Colom, Rafael Navarro, Ramón Masats, Isabel Muñoz, Cristina García Rodero e Carlos Pérez Siquier, são os nomes, entre outros, dos grandes artistas presentes.
Convido eu, agora, à contemplação tranquila de alguns dos traseiros expostos.
- Jorge G.
"El Barco", de Ciuco Gutiérrez, 2000
Sem título. Da série 'El carrer', de Joan Colom, 1959
"Isabelle's lesson", de Ellen von Unverth, 1992
Sem título, de Carlos Pérez Siquier, praia de Aguadulce, em Almeria, 1980
"Habillée de lumière", de Lucien Clergue, 2002
Publicação nº 500 - J.G.
Sino tocado em
novembro 19, 2007 -
50 comentários
-> Deixe aqui o seu comentário <-
UM BLOGUE de Jorge P. Guedes - ©
Powered By: Blogger
FINAL DA PÁGINA
|