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domingo, 11 de novembro de 2007
As PIN UPS e a era do cartaz publicitário
Cartaz de A. Mucha para "Medeia" com Sarah Bernhardt
Les amants - Placard de Alphonse Mucha
A era dos cartazes com pin-ups começou em Paris do fim do século XIX com ilustrações de Alphonso Mucha e Jules Cheret, que criaram as primeiras imagens de mulheres em poses sensuais para posters. Jules Cheret desenvolveu técnicas de litografia e percebeu que este recurso de impressão aliado à imagem de uma bela mulher era uma poderosa propaganda. Alphonso Mucha, um checoslovaco em Paris, ganhou notoriedade em 1894 desenhando cartazes para peças protagonizadas pela famosa actriz Sarah Bernhardt, que ficou tão encantada pela sua imagem retratada pelo artista que o contratou por seis anos. Os desenhos de Mucha, muito trabalhados e cheios de contornos, são a imagem do movimento art-noveau. Nascera "Le style Mucha", como era conhecida nos seus primeiros tempos a Art Nouveau. A arte dos posters passou a constituir uma escola e influenciou artistas durante décadas.
Com os posters, vieram os calendários nos primórdios do séc.XX, com mulheres idealizadas pela fantasia masculina da época, de aspecto inocente mas sensual, sempre deixando ver um pedacinho proibido dos corpos esbeltos. E, apesar da censura, os traços elegantes do movimento art noveau tornaram toleradas as figuras femininas que passaram a estampar desde maços de cigarros a caixas de bombons.
Nos anos 20, Raphael Kirchner ilustrou a vida parisiense com mulheres sensuais, muitas vezes em certas situações que denotavam lesbianismo. Aí, pode-se dizer, começa a história das pin-ups em poses bem quentes e picantes, ilustrando calendários de oficinas. Nessa época, era Hollywood que mais produzia posters para divulgar os seus filmes. A revista Esquire também ilustrava as suas páginas com mulheres sedutoras que davam a volta à cabeça dos militares que partiam para a segunda guerra. Elas estavam por toda parte, nas carteiras dos soldados e desenhadas no nariz dos aviões de guerra. Foram elas que, pela primeira vez, mostraram os pelos púbicos numa revista masculina.
Do desenho, surgiram então as pin-ups em carne e osso. As mais queridas então eram Betty Grable e Norma Jean, a Marilyn Monroe cuja estreia, em fotos para um calendário, nua e deitada sobre um fundo de veludo vermelho (ver no final), passou a ser uma imagem reconhecida em todo o mundo.