Cientistas que trabalham com a organização ambientalista internacional World Wildlife Fund (WWF) descobriram espécies impressionantes de orquídeas nas florestas de Papua Nova Guiné. Segundo os pesquisadores, oito delas são novas espécies. As descobertas incluem a Cadetia kutubu, que recebeu este nome graças ao Lago Kutubu que se situa na região onde foi encontrada.
O Lago Kutubu, na região de Kikori, Papua Nova Guiné - onde as novas espécies foram encontradas - é internacionalmente reconhecido pela sua importância biológica. A área é o lar de aves-do-paraíso, da ave da Austrália, o casuar gigante e o canguru das árvores. A Papua Nova Guiné, província indonésia da Papua, e o vizinho Borneo, são partes da região mais promissora do mundo para a descoberta de novas espécies.
Cadetia kutubu
A Papua Nova Guiné é incrivelmente rica em orquídeas. Das cerca de 25 mil espécies conhecidas no mundo todo, 3 mil são originárias do país.
A família das orquídeas apresenta muitas das mais extraordinárias flores entre todas as plantas e a Bulbophyllum masdevalliaceum é um exemplo disto. Quase dois milhares de espécies de Bulbophyllum já foram descritas em todo o mundo, mas a Papua Nova Guiné é "o seu lar evolutivo", abarcando cerca de um terço das espécies conhecidas.
Bulbophyllum masdevalliaceum
Além de orquídeas - como esta, ainda não nomeada, da espécie Cadetia - novos mamíferos, peixes e insectos aparecem regularmente na região. Mas muitas espécies provavelmente foram extintas antes mesmo de serem descritas devido à destruição de florestas e à invasão pelo Homem. A WWF e os seus parceiros estão a trabalhar com as autoridades da Papua Nova Guiné para a protecção de importantes áreas de conservação das espécies.
Fonte BBC - Publicação nº 132 - Jorgg