quarta-feira, 6 de maio de 2009
SINGAPURA - A FORÇA DE UM PEQUENO PAÍS
Em Singapura, a cidade das mil facetas, terá lugar em 5 de Junho, por ocasião do Dia Mundial do Ambiente, o Concerto da Geração Verde (the Green Generation Concert), um evento para recordar a importância de uma consciência ambiental colectiva. Ocorrerá nos Jardins Botânicos de Singapura, um oásis de beleza verde do Jardim Nacional das Orquídeas, onde são cultivados mais de 2 mil tipos, entre os quais a variedade denominada «Vanda Miss Joaquim» (assim mesmo!), que é a flor nacional do país.
Os Jardins Botânicos são o emblema da face verde de uma cidade que, para além dos arranha-céus futuristas, oferece múltiplos espaços caracterizados pela sua natureza luxuriante que lhe valem o epíteto de "Cidade dos Jardins".
SINGAPURA, país, que a capital tem o mesmo nome, significa literalmente "cidade do leão". Um pouco mais pequena do que a Madeira, esta ilha, mais algumas pequenas ilhotas sem importância de maior, fica encravada entre a Malásia e a gigantesca Indonésia, das quais está separada por estreitos, no extremo sul da península malaia, tendo contudo uma taxa de alfabetização superior à das suas vizinhas e pouco inferior à do europeu Portugal.
Tendo sido, em séculos mais remotos, um importante porto e centro de comércio da zona, passou a domínio inglês em 1819 até há apenas 50 anos atrás, quando no ano de 1959 obteve a autonomia e passou a fazer parte da Commonwealth. Unindo-se depois à Federação da Malásia em 1963, veio a separar-se desta em 1965 para ser um estado independente.
Sendo uma República Parlamentar, Singapura possui um dos aeroportos com maior tráfego da Ásia e mesmo do mundo. Com um crescimento do PIB de 8,5% ao ano, há dez anos, e uma taxa de desemprego a rondar os 1,7% em 2008, revelando nos últimos dez anos um exponencial crescimento nas exportações (artigos electrónicos, orquídeas, artigos petrolíferos refinados no país, produtos petroquímicos,...)enquanto reduziu as importações, o pequeno país é um dos que apresentam maior força de trabalho e de progresso em todo o mundo.
Curioso como, sendo um país de grande cultivo da beleza natural, tem como suporte da sua florescente economia, o fabrico de produtos altamente poluentes. CONTRASTES BRUTAIS DA NOSSA CIVILIZAÇÃO INDUSTRIAL!
- Jorge P.G.
Publicação nº 726 de "O SINO DA ALDEIA"
Sino tocado em
maio 06, 2009 -
28 comentários
-> Deixe aqui o seu comentário <-
UM BLOGUE de Jorge P. Guedes - ©
Powered By: Blogger
FINAL DA PÁGINA
|