O PLÁGIO CONSTITUI CRIME punível com pena de prisão até 3 anos pelo artº197 da lei 16/2008,de 01 de Abril, a mesma que, no seu artº1, ponto 1, refere que estabelece medidas e procedimentos necessários para assegurar o respeito dos direitos de propriedade intelectual.
O artª180, no seu ponto 3, diz: "Presume-se artista,intérprete ou executante,aquele cujo nome tiver sido indicado como tal nas cópias
autorizadas da prestação e no respectivo invólucro ou aquele que for anunciado como tal em qualquer forma de utilização lícita, representação ou comunicação ao público."
This work is licensed under a Creative Commons License.
quarta-feira, 29 de abril de 2009
VELHOS SÃO OS INACTIVOS!
Deixo hoje um apontamento levezinho, que a vida não é só feita de assuntos sérios e graves.
Alguém imagina ser possível sentir-se aos 83 anos com uma flexibilidade superior à que tinha aos 33?!
Pois bem, a senhora Bette Calman, uma instrutora de ioga australiana, afirma que sim e tudo devido à técnica. A octogenária consegue fazer todas as posturas consideradas difíceis, como sustentar o corpo na posição horizontal com as mãos e na vertical com a cabeça.
Mrs. Calman, uma das primeiras a introduzir a antiga prática indiana na Austrália nos anos 50, tem estudado e ensinado ioga desde há 40 anos e disse à BBC Brasil que os movimentos ficam cada vez mais fáceis.
"Nunca se está velho demais para a ioga", disse ela, "o corpo pode alongar-se cada vez mais".
Natural de Sydney mas vivendo há oito anos em Williamstown, no Estado de Victoria, a sul do país, confessou nunca ter necessitado de nenhum medicamento e atribui o mérito à prática de ioga, só lamentando que o marido nunca lhe tenha seguido as pisadas. Já a sua filha Susan, que a acompanhou na actividade, abriu uma escola há quase dez anos.
"Eu continuo a dar aulas lá, pelo menos 11 vezes por semana", afirmou a jovem octogenária, que se mostra orgulhosa do neto de três anos já ter iniciado a prática.
"Cada vez que faço ioga é como se estivesse num conto de fadas. Este é um exercício lento, que ajuda fisicamente, emocionalmente, espiritualmente. É bom para ser praticado nos dias de hoje, onde toda a gente anda sempre a correr e debaido de stress. Mas nem todos conseguem relaxar", disse ela.
Mrs. Calman, também autora de três livros sobre Ioga, incluindo um chamado "Ioga para a artrite", impressiona mesmo o genro que exclamou: "Quem diria que ela iria ficar tão famosa devido à ioga!"
Pois é, quantos de nós não teríamos aquelas dorzinhas insuportáveis se tivessemos seguido caminhos paralelos!