quarta-feira, 1 de abril de 2009
O DIA DAS MENTIRAS - SUA ORIGEM (incerta) E HISTÓRIA
AOS AMIGOS QUE VIERAM, AS MINHAS DESCULPAS PELA PARTIDA DE ABRIL QUE VOS PREGUEI.
NÃO, AINDA ESTÁ PARA CHEGAR A HORA DE SE VEREM LIVRES DO SINEIRO. ESTOU ATRABALHAR NUM NOVO CANAL DO SINO - O CANAL HISTÓRIA, QUE SERÁ PUBLICADO UMA VEZ POR SEMANA, COMO JÁ ACONTECE COM O CANAL MEMÓRIAS, O CANAL ARTES PLÁSTICAS E O CANAL FANTASIA.
OBRIGADO PELOS COMENTÁRIOS DEIXADOS. UM ABRAÇO E ATÉ MUITO BREVE.
April Fools' Day ou All Fools' Day, em Inglaterra e nos Estados Unidos; Pesce d'Aprile ou Poisson d'Avril, em Itália e França. O Dia das Mentiras, ou o Dia dos Enganos, em Portugal e na Galiza.
Várias são as teorias que explicam a origem da celebração desta data, um pouco por todo o mundo mas mais frequentemente nos países ocidentais.
A mais conhecida leva-nos à França do séc.XVI, mais exactamente ao ano de 1582, quando o Papa Gregório XIII instituiu um novo calendário, o gregoriano, em substituição do calendário juliano que vinha dos tempos da antiga Roma. O início do ano, que até então se celebrava poucos dias após o equinócio de 20/21 de Março, passou a ser no 1º de Janeiro. Ora, nesse mesmo ano, Carlos IX, de França, mandou que o país passasse a seguir o novo calendário. A confusão instalou-se, compreensivelmente até, se pensarmos que não havia ainda sequer jornais na época. Só no séc.XVII a invenção de Gutenberg começou a servir para produzir jornais, e não eram diários! Assim, segundo dizem os inúmeros defensores desta teoria, muitas pessoas, desconhecendo o novo calendário, ou até mesmo recusando-se a aceitar a mudança, continuaram a festejar o início do ano em 1 de Abril, o que terá motivado a chacota de outras e o início da tradição de pregar partidas, levando a que o dia, a partir dessa altura, passasse a ser conhecido como "O DIA DA MENTIRA", espalhando-se em seguida pela Europa.
Ora, esta explicação não me convence e por várias razões: Em França, é chamado "Poisson d'Avril", tal como em Itália (Pesce d'Aprile). Seria natural que se designasse, tal como entre nós, por qualquer expressão correspondente a "patetas", ou "mentiras",... Depois, o calendário gregoriano só foi adoptado, por exemplo, pela Inglaterra em 1752, quando o April Fools' Day já estava bem implantado no país. Em terceiro lugar, não temos nenhuma evidência histórica para a referida teoria, somente conjecturas, as quais parece terem sido feitas mais perto dos nossos dias.
As culturas antigas, incluindo umas tão diferentes como a dos romanos e a dos hindus, celebravam o Dia do Ano Novo a 1 de Abril, ou em data muito próxima do equinócio de Março. Na Idade Média, grande parte da Europa festejava o dia 25 de Março, a Festa da Anunciação, como o início do novo ano.
Existe uma outra explicação sobre as origens do Dia das Mentiras dada por Joseph Boskin, um professor de História da Universidade de Boston. Argumenta ele que a prática começou no reinado de Constantino, quando um grupo de bobos da corte disse ao imperador romano que qualquer um deles poderia governar bem melhor o império. Constantino, divertido, permitiu a um bobo chamado Kugel ser imperador por um dia. O bobo, então, fez circular um édito convidando à prática do absurdo naquele dia, passando este episódio a ser um evento anual.
"De certo modo", referiu o Prof. Boskin, "era um dia muito sério. Naqueles tempos os bobos eram gente muito avisada e sábia. Era papel deles colocar as coisas em perspectiva com humor".
Esta tese do Professor de Boston foi trazida ao público num artigo da Associated Press, publicado em muitos jornais em 1983. Só houve um problema: é que Boskin inventou tudo e só duas semanas depois é que a Associated Press se apercebeu de que ela mesma tinha sido vítima de uma partida do 1º de Abril.
A Febre da Primavera
É bom notar-se que muitas e diferentes culturas tinham tido "Dias de Loucura" por volta do início do mês de Abril, ou umas duas semanas antes ou depois. Entre os romanos havia um festival chamado Hilaria em 25 de Março, rejubilando pela ressurreição de Attis. O calendário hindu tem Holi e o judeu celebra Purim. Talvez exista algo ligado à época do ano, com a sua viragem do inverno para a primavera, que leve a festejos alegres e divertidos.
E já agora, aqui deixo algumas curiosas e engraçadas explicações para a expressão "Poisson d'Avril".
Uns crêem que é devido ao facto de o sol estar a sair do signo de Peixes por essa altura; alguns pensam que é porque não era permitido pescar nessa época do ano; outros dizem que é porque alguns peixes são muito estúpidos e fáceis de apanhar; outros, ainda, acreditam que a expressão nasceu do facto de em Abril haver poucos peixes e ser prática comum atirar ao rio alguns para que os pescadores os pudessem pescar e não voltassem envergonhados para casa!
No final, uma pergunta: Qual foi a maior mentira que já lhe contaram? A esta pergunta, um brasileiro respondeu assim: "A maior mentira está escrita na bandeira do Brasil: Ordem e Progresso". A mim, contam-me tantas todos os dias...Para uma BOA GRAÇA do Dia das Mentiras, clique aqui mesmo!VIU?... Eu não disse que a Graça era BOA?!Texto de Jorge P.G. Fontes: diversas e tidas como verdadeiras
Publicação nº 710 de "O SINO DA ALDEIA" - Jorge P.G.Etiquetas: curiosidades, Dia das mentiras, História, origem 1 de Abril
Sino tocado em
abril 01, 2009 -
30 comentários
-> Deixe aqui o seu comentário <-
UM BLOGUE de Jorge P. Guedes - ©
Powered By: Blogger
FINAL DA PÁGINA
|