O PLÁGIO CONSTITUI CRIME punível com pena de prisão até 3 anos pelo artº197 da lei 16/2008,de 01 de Abril, a mesma que, no seu artº1, ponto 1, refere que estabelece medidas e procedimentos necessários para assegurar o respeito dos direitos de propriedade intelectual.
O artª180, no seu ponto 3, diz: "Presume-se artista,intérprete ou executante,aquele cujo nome tiver sido indicado como tal nas cópias
autorizadas da prestação e no respectivo invólucro ou aquele que for anunciado como tal em qualquer forma de utilização lícita, representação ou comunicação ao público."
This work is licensed under a Creative Commons License.
quarta-feira, 25 de março de 2009
DUAS PEQUENAS NOTAS SUBVERSIVAS
Primeira Nota
Por cá, e talvez para "não dar ideias" a algum talentoso artista anti-socretiano... ainda não consegui ler a notícia, apesar de a ter afanosamente procurado até nos meios de comunicação mais "audazes" ou "sensacionalistas", como o CM, o 24 Horas ou o Sol.
A mesma não escapou, porém, à RTÉ da República da Irlanda nem à BBC. A estação de televisão irlandesa já se aprestou a pedir desculpas, entretanto, pela divulgação da imagem que aqui reproduzo, referindo que "após reflexão" a haviam considerado "de mau gosto". O que aconteceu, então?
Foto in BBC - única disponível até agora, após buscas Em Dublin, duas das mais famosas galerias da capital deram a ver, nas suas exposições regulares, dois quadros com a figura do PM irlandês, Brian Cowen. Um, com Mr. Cowen segurando as cuecas, surgiu na Royal Hibernian Academy e o outro, com o PM na sanita, esteve pendurado na National Gallery. Durante vinte minutos a pintura do gorducho PM com as cuecas na mão esteve patente ao público, até que, instado por um visitante, um funcionário da galeria o fez retirar.
Aliás, parece que nem era de má qualidade, tendo uma senhora procurado comprá-lo, mostrando-se decepcionada quando os responsáveis lhe disseram que não estava à venda pois não pertencia à galeria. Já do outro quadro as notícias são menos abundantes, não havendo nenhuma fotografia disponível. Sabe-se que a polícia tomou conta das ocorrências e que se especula poder tratar-se de um acto político de subversão ou de um protesto de expressão artística.
Pintores de Portugal, dedico-vos esta notícia.
Segunda Nota(esta, local)
Muitos decerto (ou)viram um vergonhoso spot de propaganda do regime que punha um automobilista embarrilado no trânsito e com o qual dialogava a locutora da Antena 1, que lhe respondia que o engarrafamento era causado por uma manifestação. Quando o homem lhe perguntava: "Mais uma? contra quem, desta vez?", a voz da Antena 1 retorquia-lhe: "Contra si e contra os que não querem chegar atrasados ao trabalho".
Naturalmente que esta forma indecorosa de usar os meios de comunicação e os seus profissionais, à boa maneira da China de Mao ou de qualquer outro regime totalitário, foi objecto de protesto desde a direita à esquerda e a Antena 1 lá retirou a negra peça.
Pois bem, com algum humor e aproveitando a arma do adversário, o Bloco de Esquerda montou um vídeo-resposta que aqui vos deixo. Antes, cortem o som da música ambiente do blogue.