O PLÁGIO CONSTITUI CRIME punível com pena de prisão até 3 anos pelo artº197 da lei 16/2008,de 01 de Abril, a mesma que, no seu artº1, ponto 1, refere que estabelece medidas e procedimentos necessários para assegurar o respeito dos direitos de propriedade intelectual.
O artª180, no seu ponto 3, diz: "Presume-se artista,intérprete ou executante,aquele cujo nome tiver sido indicado como tal nas cópias
autorizadas da prestação e no respectivo invólucro ou aquele que for anunciado como tal em qualquer forma de utilização lícita, representação ou comunicação ao público."
This work is licensed under a Creative Commons License.
sexta-feira, 14 de novembro de 2008
... E O PÚBLICO TOCOU O SINO DA ALDEIA !
Pode clicar sobre a imagem para a ver aumentada
No seu Caderno «P2» da edição de 12 de Novembro, o matutino "O Público" publicou um excerto do artigozinho aqui escrito na véspera e que ainda poderão ler integralmente nesta página.
Para tal fui alertado por um amigo do Sino, o Rei dos Leittões , sem o qual ficaria na total ignorância do facto. Não sou leitor habitual de jornais e nem sequer sabia da existência desta secção de "O Público".
Venho agora aqui, fundamentalmente, para corrigir a citação do jornal.
O título usado pelo jornalista é da sua inteira responsabilidade, como é da minha o corpo do excerto por ele seleccionado.
Encimei o escrito com as palavras: "ALEGRE, O DESPERTAR DO GUERREIRO?" a que logo se seguiu uma imagem montada por mim de um Manuel Alegre feito Robin dos Bosques com arco e flechas.
Portanto, não escrevi que ele é "a derradeira cabeça pensante que resta", mas sim que TALVEZ o seja, como aliás logo se pode ler no início da citação. E, já agora, bem poderia o jornal ter gasto mais uma meia dúzia de linhas transcrevendo íntegralmente o texto de opinião.
Ora, isto é importante porquê?
Logo, porque me fez saber que há este espaço dado às opiniões dos bloguistas n'O Público.
Depois, é de saudar a sua existência, ainda que se não conheçam (eu, pelo menos desconheço), quais os critérios de selecção dos blogues apresentados. Seria salutar conhecê-los até para que se não pense que por detrás das escolhas possam estar quaisquer orientações políticas, ou de outra ordem.
Finalmente, e voltando ao escrito no Sino da Aldeia, é bom que estejamos bem atentos na observação de que o que escrevemos, e "O Público" dá à estampa sem pedir licença, foi integralmente respeitado pelos responsáveis da Secção "Blogues em Papel".
É que todos nós sabemos dos perigos que um excerto pode comportar quando maliciosamente manipulado, o que SINCERAMENTE NÃO ME PARECE TER SIDO O CASO EM APREÇO.
Curiosamente, dois dias depois, António Costa veio dizer, no programa "A quadratura do Círculo" que há um perigo real do PS perder a maioria absoluta, afirmando: "...parte importante do eleitorado do PS está em rotura com o partido face a esta questão da Educação", criticando porém Manuela Ferreira Leite pois "não se pode dizer que este modelo não serve sem apresentar outro".
Sendo para mim evidente o oportunismo da contestação do PSD, estaria tentado a concordar em absoluto com o edil de Lisboa, não fosse esta avaliação de desempenho imposta aos professores tão desequilibrada e disparatada como é.
Parece-me, pois, que o homem que era "o grilo falante" de Sócrates, a sua consciência política sempre ao ouvido, deu um exemplo de que talvez Alegre não seja a única cabeça pensante, afinal.
Atirado por Sócrates para a Câmara de Lisboa, por razões que poderão ainda vir a perceber-se, António Costa fez claramente um ALERTA PÚBLICO ao seu chefe partidário.
SERÁ QUE ESTE AINDA O ESCUTA?
Texto: Jorge P.G.Sineiro
Imagem: P2 de «O Público»
Publicação nº 639 de "O SINO DA ALDEIA" - Jorge P.G.Sineiro