O PLÁGIO CONSTITUI CRIME punível com pena de prisão até 3 anos pelo artº197 da lei 16/2008,de 01 de Abril, a mesma que, no seu artº1, ponto 1, refere que estabelece medidas e procedimentos necessários para assegurar o respeito dos direitos de propriedade intelectual.
O artª180, no seu ponto 3, diz: "Presume-se artista,intérprete ou executante,aquele cujo nome tiver sido indicado como tal nas cópias
autorizadas da prestação e no respectivo invólucro ou aquele que for anunciado como tal em qualquer forma de utilização lícita, representação ou comunicação ao público."
This work is licensed under a Creative Commons License.
quinta-feira, 2 de outubro de 2008
ESTE MUNDO DO FUTEBOL
Nas minhas costumeiras andanças pelos jornais de outras latitudes, deparou-se-me ontem, no diário espanhol ABC, a notícia retomada hoje de que um clube russo de S.Petersburgo, o Zenit, terá comprado a final da Taça UEFA da época passada.
O jornal revela ao mundo futebolístico que os chefes da MAFIA russa se vangloriavam de ter conseguido que o clube se tivesse proclamado vencedor da prova europeia. Em várias conversas telefónicas que constam da investigação das Forças de Segurança espanholas, o chefe da «Tambovskaya», uma das mais poderosas mafias russas, neste caso originária de S. Petersburgo, Gennadios Petrov, e um dos seus homens de confiança, Leonid Khristofrov, ufanavam-se de haver comprado tanto a semi-final, perante o Bayern de Munique, como a final da Taça, contra o Celtic de Gasgow.
Ambos os clubes envolvidos na notícia como supostamente aliciados não fizeram grandes comentários afirmando de nada saberem, se bem que, entre os alemães, o Presidente da Federação de Futebol tenha referido que tudo isto são indícios que "há que acolher seriamente".
Ora, que clube é este, o Zenit de S. Petersburgo, que ainda há dois ou três anos era um perfeito desconhecido do mundo futebolístico?
Conhecido como o "Chelsea russo", sobre o Zenit há algum tempo que recaem algumas nuvens de suspeita. Construído a golpes de "petro-rublos" do gigante do crude Gazprom, proprietário do clube, e sob o beneplácito e a protecção do poder político, convirá saber-se que o Zenit é o clube preferido tanto de Putin como do actual presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, ambos naturais de S.Petersburgo, sendo as relações de ambos com o Zenit muito estreitas. Tanto que o treinador holandês Dick Advocaat foi albergado na "dacha" privada do próprio Vladimir Putin para festejar o 61º aniversário do técnico. Acresce ainda, para se aquilatar da profunda ligação do clube com o poder, que Medvedev foi Presidente da Gazprom, lugar que abandonou em Outubro de 2003 para passar a ocupar o cargo de Chefe da Administração do Kremlin. Pouco depois, em Dezembro de 2005, o colosso russo da energia convertia-se em sócio maioritário do Zenit.
Perante estes dados, ainda há quem se admire que o nosso "Apito Dourado" continue sem apitar? Apesar de tudo, também na área do crime continuamos a ser meros amadores. Que o profissionalismo não avance por cá!