A 4 de Outubro de 1957, a então URSS colocou em órbita o primeiro satélite artificial da História, o Spunik 1 (nome russo que significa "companheiro de viagem").
O engenho, uma pequena bola equipada com rádio transmissores, com um diâmetro de 60 cm e pesando 83,6 Kg, foi posto em órbita por um foguetão a uma altitude de 900 Km. Em 96 minutos, era capaz de completar uma volta à terra. Rapidamente o seu «bip-bip» se tornou familiar ao homem.
Um mês depois, a 3 de Novembro seguinte, os soviéticos lançaram o Sputnik 2, desta vez transportando para o espaço uma cadela chamada Laika, que morreria no decurso da viagem.
Este feito teve a sua origem na equipa de cientistas alemães que trabalhavam nos foguetões V2 de Hitler e que, de bom ou mau grado, entraram ao serviço dos vencedores da Segunda Guerra Mundial.
O lançamento do Sputnik aconteceu em plena guerra fria e após a selvática repressão dos soviéticos de um levantamento na Hungria. Vários jornalistas americanos compararam então o lançamento do satélite com o ataque surpresa dos japoneses a Pearl Harbour em 1941.
Na época, o pequeno engenho veio provar que a América já não era uma espécie de fortaleza geográfica e os cidadãos americanos tomaram consciência que deixavam de estar ao abrigo de um ataque por mísseis nucleares. Pior que isso, e bem no auge da disputa pela supremacia aos olhos do mundo, a URSS adiantara-se na Corrida Espacial.
Iuri Gagarine
Foi deste modo que o Sputnik 1 deu início à corrida no Espaço, que continuaria com o triunfo de Iuri Gagarine (que em 12 de Abril de 1961, deu a volta à Terra em 108 minutos a bordo do foguetão Vostok 1, a 327 Km de altitude) e concluir-se-ia com o pequeno passo de Neil Armstrong sobre a superfície lunar - "Um pequeno passo para o Homem, um grande passo para a Humanidade", como disse Armstrong, que havia preparado esta frase antes da partida e a submetido à superior aprovação da NASA!
Recordo que este passo na lua é hoje posto em causa por muitos sectores, que defendem que as imagens que vimos em 1968 foram de uma montagem americana. A Guerra fria estava então muito quente!
E lembro ainda que, em 25 de Maio do mesmo ano, 1961, o Presidente John Kennedy prometera aos americanos e ao mundo, num discurso ribombante, que um americano caminharia sobre a superfície da Lua antes do final do decénio!
Apollo 11 ou o prometido triunfo da América ?
Desculpem, mas como ninguém lá foi, trago-a cá eu, esta publicação de Agosto de 2006! O título que lhe dei era:
Alguém terá aí por casa um filmezito que a NASA perdeu ?
The moon landing
NASA Lose Moon Films
Updated: 09:39, Monday August 14, 2006 ( in Sky News )
NASA has lost the original footage of man's first steps on the moon.
Neil Armstrong's historic moment was seen by 600 million people in July 1969, but according to NASA the original tapes have been mislaid in their vast archive.
They are now trying to track them down through paperwork dating back 35 years.
The television broadcast came from a camera that was pointed at a black and white monitor back on earth.
According to officials the footage could lay to rest the conspiracy theory that the landings were faked on a Hollywood sound stage.
Despite being the best record of the historic event, NASA simply filed the tapes away with other records.
A spokesman for the space agency said: "We're trying to track them down through the paperwork created at the time.
"But it's 35 years ago! So, it's a challenge."
E estive eu acordado uma noite inteira em 1969 para isto ?
Regressa, ó Pessa ! Jorge G. 14-08-2006
Texto e Publicação nº 472 - J.G.