Não, decididamente, ele há dias em que um pacato cidadão não devia ter de suportar certas coisas.
Abrindo os jornais, depararam-se-me hoje várias notícias daquelas que nos deixam prostrados e com vontade de dar meia-volta e regressar a vale de lençóis. Senão vejamos:
- Logo pela manhã, num daqueles jornais que nos são distribuídos enquanto aguardamos pelo abrir do verde nos semáforos, li a notícia - que depois tive o cuidado de confirmar no site do Ministério da Defesa Nacional - segundo a qual os governos de Portugal e da Holanda, assinam hoje, em Lisboa, "Princípios de Entendimento (Principles of Understanding) referentes à transferência de 37 Carros de Combate Leopard 2A6 para o Exército Português" (textualmente a partir do site do M. Defesa Nacional ).
Ainda de acordo com essa fonte oficial, "Trata-se agora, em particular, de continuar o processo de modernização da Brigada Mecanizada do Exército (sedeada em Santa Margarida), que confere às forças terrestres o poder de fogo, a mobilidade táctica em todo-o-terreno e a protecção necessária para levar a cabo operações de combate em qualquer tipo de ambiente operacional. Os novos Carros de Combate Leopard 2A6, considerados internacionalmente como equipamentos de elevada sofisticação tecnológica e reconhecidas capacidades, têm uma blindagem de terceira geração, maior mobilidade, autonomia e capacidade de fogo, quando comparados aos carros de combate actualmente ao serviço do Exército português, e que datam do início dos anos 80. O documento que irá ser assinado – Princípios de Entendimento – pretende estabelecer o enquadramento jurídico da relação entre as partes e será a base para a redacção de um outro acordo, relativo à transferência (repare-se na subtileza da palavra), no futuro, de 37 Carros de Combate Leopard 2A6 para Portugal.
Os Órgãos de Comunicação Social que pretendam assistir à cerimónia deverão comparecer no Museu Militar, em Santa Apolónia, até às 11h15."
Nota: os sublinhados e entre -parêntesis são meus. O que é engraçado é que o mesmo site oficial não refere que os carrunchos serão comprados à Royal Netherlands Army, que provavelmente os terá adquirido à Alemanha, país que os fabrica.
Numa época de contenção e de sacrifícios de toda a ordem exigidos aos cidadãos portugueses, nada melhor do que assinar um acordo para a "transferência" destas modernas máquinas de guerra. A menos que, devido à notável capacidade dos carros que até lhes permite atravessar rios, se destinem em tempo de paz a efectuar com plena segurança a travessia do Tejo e o belo percurso fluvial Porto-Gaia, sem aumento dos preços para os utentes.
Depois, li outra notícia que rezava assim:
- O monsenhor Luciano Guerra, há cerca de 30 anos reitor do Santuário de Fátima, revelou que os custos da nova Igreja da Santíssima Trindade, em Fátima, já contabilizados os acessos, deverão "ir aos 70 ou 80 milhões de euros, numas contas ainda por fechar, ou seja, o dobro do inicialmente estimado. "Espero um dia publicá-las"(as contas), afirmou na conferência de imprensa que se seguiu à visita. "Tudo pago com dinheiro que os peregrinos ofereceram a Nossa Senhora", enfatiza Monsenhor Luciano Guerra, afirmando-se convencido de que "uns 80% dos peregrinos concordam com a obra".
A inauguração está prevista para 12 de Outubro (!) e integra-se nas comemorações dos 90 anos sobre a última das aparições que se acredita que Nossa Senhora fez perante os pastorinhos. Será consagrada pelo cardeal Tarcísio Bertone, actual secretário de Estado do Vaticano, na qualidade de legado pontifício enviado pelo Papa Bento XVI., Quando nasceu a ideia de um novo templo para acolher pequenas multidões em recinto fechado, o Santuário apontou um orçamento indicativo de 40 milhões. A obra veio, então, a ser adjudicada à Somague por cerca de 50 milhões, mas esta empresa deparou-se com custos adicionais nos trabalhos nas fundações(!) da igreja, que chegaram a obrigar à colocação de estacas a 32 metros de profundidade em zonas de rocha. Assim o Monsenhor justificou este aumento para o dobro do previsto. Que Deus Nosso Senhor tenha estado presente na conferência de imprensa!
Segundo o DN de hoje, "...à vista desarmada, parece tudo muito atrasado, mas a entrega da chave está prevista para terça-feira, dia 9. Ao longo de quase três anos que demorou a edificar, a igreja foi a maior obra de construção civil que se realizou no País, segundo os responsáveis da empresa construtora a Somague Engenharia,SA.O projecto é do arquitecto grego Alenxandrus Tombazis que idealizou um espaço de comunhão para nove mil crentes sentados; um recinto fechado, iluminado exclusivamente com luz natural projectada a partir da cobertura através de uma espécie de sancas que coam os raios e criam uma atmosfera propícia à meditação e joga com as obras de arte que constituem a iconografia. É o caso do painel de cerâmica dourada com 500 metros quadrados colocado na parede atrás do altar. Um retábulo para concentrar as atenções dos fiéis e tem à frente, em primeiro plano, um Cristo monumental. O arquitecto realça a orientação dada à entrada principal da igreja feito de modo a deixá-la em linha recta com a actual basílica. Essa que, segundo o reitor, "fica para celebração em honra dos pastorinhos".
- Bom, e já nem falo do mundo a assistir à matança dos monges birmaneses pelo governo repressor, nem dos novos números do Circo McCann... e ainda menos da luta de galarós que leva o PSD à total describilização e Sócrates ao Olimpo. Aliás, o mesmo mostrou-se muito satisfeito com os resultados obtidos pelo seu famoso Simplex... Pudera!
- Ainda para cúmulo, enquanto trabalhava pela formação dos miúdos deste país, roubaram-me as escovas do limpa pára-brisas do carrinho que paguei com o parco fruto do meu trabalho.
Digam lá, tenho ou não tenho motivos para estar piurso ? !
Publicação nº 467 - J.G.