O PLÁGIO CONSTITUI CRIME punível com pena de prisão até 3 anos pelo artº197 da lei 16/2008,de 01 de Abril, a mesma que, no seu artº1, ponto 1, refere que estabelece medidas e procedimentos necessários para assegurar o respeito dos direitos de propriedade intelectual.
O artª180, no seu ponto 3, diz: "Presume-se artista,intérprete ou executante,aquele cujo nome tiver sido indicado como tal nas cópias
autorizadas da prestação e no respectivo invólucro ou aquele que for anunciado como tal em qualquer forma de utilização lícita, representação ou comunicação ao público."
This work is licensed under a Creative Commons License.
sábado, 13 de outubro de 2007
Enquanto o meu povo chora...
E, quando orardes, não sejais como os hipócritas; pois gostam de orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa.(Evangelho, segundo S. Mateus, cap.VI.5)
Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.(Mat. cap. VI.6)
A Igreja da Santíssima Trindade, em Fátima, é uma obra única no Mundo, desde a sua dimensão aos materiais utilizados, à decoração com obras de arte de autores de reconhecido valor, ao investimento e às soluções arquitectónicas conseguidas.
A dimensão do edifício é o primeiro aspecto que salta à vista. São 38 mil metros quadrados de área bruta de construção e 18 metros de altura, onde há lugares sentados para quase nove mil fiéis, numa assembleia circular com 125 metros de diâmetro, sem uma única coluna interior que prejudique a visibilidade para o altar entre os crentes.(Nota: diz-se ser a 4ª maior igreja católica no mundo)
O objectivo do autor do projecto, o arquitecto grego Alexandros Tombazis, era o de que “a assembleia se visse a si mesma para favorecer a sensação de se estar em comunhão fraterna”.
A parede de fundo do presbitério da Igreja é preenchida com o maior painel do Mundo em azulejo, que merece um olhar atento e demorado. Da autoria do esloveno Marko Ivan Rupnik, tem 500 metros quadrados em que predomina o tom dourado e moldado à mão em quatro diferentes tipos de ouro. O altar ostenta ainda um crucifixo enorme da autoria da irlandesa Catherine Green e uma imagem em mármore de Nossa Senhora de Fátima de mãos abertas, desenhada pelo italiano Benedetto Pietogrande.
O custo total – incluindo o mobiliário e obras de arte da Igreja e ainda o túnel rodoviário – deverá atingir os 80 a 90 milhões de euros, o dobro da verba prevista de início. O reitor do Santuário de Fátima, monsenhor Luciano Guerra, espera “publicar as contas” e garante que a construção foi financiada com as ofertas dos peregrinos." - in CM (resumido)
AH! Mas Monsenhor teve o cuidado de mandar fazer um inquérito! E dele resultou que: Mais de 80 por cento dos peregrinos, que aceitaram preencher um inquérito elaborado pelo Santuário, concordaram e “acolheram com agrado” a construção da nova igreja, que permitirá acolher os peregrinos durante o Inverno.
AGORA, DIGO EU: Tendo-se perguntado a um daqueles milhares de fiéis, na sua grande maioria gente simples e semi-analfabeta, produto ainda de um salazarismo baseado no amor e temor a Deus, se concordaria com a construcção de uma nova e grande igreja, onde pudesse vir prestar o seu culto à Senhora de Fátima ao resguardo das inclemências do tempo, abrigando-se do sol e do frio ou da chuva, o que havia de ter respondido o inquirido? E assim, enquanto o povo chora e acorre a Fátima, deixo esta pergunta: