terça-feira, 11 de setembro de 2007
Thousand-Hand Bodhisattva Masterpiece
Bodhisattva é um termo do budismo que designa seres de sabedoria elevada que seguem uma prática espiritual que visa remover obstáculos e beneficiar todos os demais seres.
A expressão significa, em tradução literal do sânscrito, "ser (sattva) de sabedoria (bodhi)".
O coreógrafo chinês Zhang Jigang criou uma apresentação para contemplar a "Deusa da Misericórdia com seus Mil Braços", ou "A Kwan Yin de Mil Braços", da mitologia budista. A dança foi apresentada por 21 bailarinas que se posicionavam numa longa fila, criando para os espectadores uma fabulosa ilusão de que era uma única deusa.
O "China Disabled People's Performing Art Troupe" é um grupo de jovens chinesas todas surdas e apresentou este fabuloso espectáculo já em 2005, no Festival da Primavera.
No Budismo Mahayana, um/uma bodhisattva tem a firme compaixão de auxiliar todo o ser no seu caminho para o mais alto estádio do desenvolvimento, para a completa iluminaçao de um Buda. Este tipo de determinação é conhecido por bodhicitta ("citta" - mente). Permanecendo neste mundo de constante renascer (samsara), o/a bodhisattva toma votos para alcançar o Budismo tão rapidamente quanto possível e assim se tornar mais capaz de ensinar o Dharma* até que todos os seres atinjam de igual modo "a iluminação".
Uma outra concepção comum é a que diz que ele atrasa a sua própria entrada no Nirvana para salvar e libertar todos os seres.
* Dharma é a Lei Natural, em sânscrito; o Caminho para a Verdade Superior será o seu significado espiritual.
Em resumo, imaginemos simplesmente o bodhisattva dizendo: "Se eu souber nadar e outro ser não souber, então é justo ficar para trás neste mundo para o auxiliar até que ele saiba salvar-se do afogamento.
Fontes várias na Internet. - Adaptação, Tradução e Publicação nº 460 de J.G.
Sino tocado em
setembro 11, 2007 -
62 comentários
-> Deixe aqui o seu comentário <-
UM BLOGUE de Jorge P. Guedes - ©
Powered By: Blogger
FINAL DA PÁGINA