Sondagem: Portugueses elegem Louçã como líder da oposição
Cerca de 31,1% dos portugueses considera que Francisco Louçã, coordenador da comissão política do Bloco de Esquerda, tem feito o melhor papel de oposição ao Governo de José Sócrates, segundo uma sondagem da Aximage publicada hoje pelo Correio da Manhã.
Marques Mendes, presidente do PSD, fica atrás do dirigente bloquista com 22,4%, uma distância de 8,7% entre ambos.
De acordo com esta sondagem, realizada entre 15 e 17 de Novembro, o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, não consegue mais de 19,6% e Ribeiro e Castro (CDS-PP) tem 4,6%, o último da lista de quatro líderes. Os inquiridos sem opinião totalizaram 22,3%.
In "Diário Digital",29-11-2006 - 8:40:38
Fazem-se hoje sondagens a propósito de tudo. Eu próprio coloquei aqui uma sobre o português (vivo) mais cretino, que neste momento é gloriosamente o inefável Aberto João, com um bom avanço sobre o Luís Delgadinho.
Esta que publico é interessante e vale o que valerá qualquer uma: de mera indicação sobre a opinião dos inquiridos.
Mas os resultados trazem-me à memória algo que há pouco escrevi e que ficou registado em " A bruxa-má e a louçã moçoila". Nessa brincadeira brilhantemente ilustrada, como sempre, pelo talento do Kaos, anunciava eu para o perigo de Louçã ser tentado a fazer o jogo de Sócrates nas próximas eleições, agora que o PSD se esfrangalha e o CDS se mantem em profunda desorganização.
Sabendo-se que Louçã poderá ser encara pelos eleitores como o melhor elemento da oposição, não será de admirar que o PS do Sr. Engenheiro o tente aliciar para jogar na sua equipa. Se o fizer, e conseguir, matará vários coelhos com um só tiro.
A minha dúvida está em saber se Louçã irá resistir ao apelo, esperando pacientemente a sua hora, ou se acabará por abraçar o poder de lado, emprestando aos "socratins" um ar de esquerda civilizada que o PS, sozinho, não conseguirá recuperar.
Contudo, Louçã parece-me ser um homem inteligente. - Jorge G
Publicação nº 175 -jorgg