1 - Portugueses estão a andar mais de comboio
Há quem note pela dificuldade em estacionar o carro próximo das estações de caminhos-de-ferro. Os números corroboram: depois de longos anos em sentido contrário, está a aumentar o número de portugueses a andar nos comboios da CP. (Público de 27.11.06)
Ena! Finalmente! O governo, agora, já pode aumentar de novo e em doses iguais os preços dos combustíveis e dos passes da CP, enquanto prepara o novo imposto de circulação a pé !
2 - Hotéis sem crianças
Aventura Spa Palace: Deluxe Kid-Free Resort for Revitalizing Vacations . Esta fica em Cancún, México.
Autoridades dizem que não há nada na lei que proiba barrar a entrada a casais com filhos. A presença de crianças pode ser um incómodo para muitos hóspedes e alguns hoteleiros não escondem que não gostariam de as ver pelos seus hotéis. (Público Domingo de 26.11.06)
Está a chegar a Portugal a moda americana de hotéis sem crianças. Cansados de crianças mal-educadas, sempre a correr de um lado para o outro, há espaços como cafés, restaurantes ou hotéis onde as crianças não podem falar alto ou correr pelos estabelecimentos como se estivessem num parque infantil. Outros vão mais longe e não admitem outros clientes que não sejam adultos.
Assim, as estâncias kid-free, começaram a espalhar-se pelos States. Porque são mais calmas, mais românticas, ou simplesmente porque sim.
Na esteira dessa nova moda, alguns industriais da hotelaria portuguesa já vêem um furo para exploração. O vazio da lei permite-lhes desenvolver este conceito de turismo sem qualquer problema. Devemos, pois, a partir de agora, perguntar se são admitidas crianças quando fizermos uma reserva de hotel. À semelhança do que já fazemos quando temos animais de estimação que desejamos levar connosco.
Depois dos animais e dos cigarros, também os nossos filhos ou netos podem incomodar. Qualquer dia, virão os hotéis só para gordos, só para magros, só para pretos, só para brancos,...
O conceito milenário de "família" agradece a estes industriais. E, pelos vistos, a legislação no nosso país colabora com os senhores. Sic transit gloria mundi ! - Jorge G
Publicação nº 171 - jorgg