Rembrandt, mestre da sombra e da luz
Rembrandt Harmenszoon van Rijn nasceu em Leyde (Holanda) a 15 de Julho de 1606 no seio de uma família de moleiros abastados. Após bons estudos clássicos, inicia-se na pintura e na gravura sobre couro. Com a descoberta de Caravaggio,vai jogar com o claro-escuro e nunca abandonará em toda a sua obra o jogo da luz e das sombras.
Em Amsterdam, o jovem pintor conhece o sucesso desde 1632 com "A lição de anatomia", um retrato de grupo, o primeiro que assina com o nome de Rembrandt.
Neste princípio do séc. XVII, as Províncias-Unidas, em destaque no comércio transcontinental, transbordam de riquezas e a burguesia acorre ao atelier de Rembrandt para imortalizar os seus sucessos.
O pintor multiplica os retratos de grupo. Renova igualmente a pintura religiosa com temas bíblicos impregnados da austera espiritualidade calvinista e ensaia, por fim, a sua pintura mitológica. E, para cúmulo da felicidade e da prosperidade, casa-se com Saskia, a sobrinha de um rico cliente, que lhe dará quatro filhos dos quais só um, Titus, atingirá a idade adulta.
Perto dos 40 anos, no entanto, a infelicidade surge na vida de Rembrandt. Morre a esposa, em 1642, com apenas 30 anos, e em 1649 o pintor junta-se com uma sua criada de 22 anos, a doce Hendrickje Stoffjels, com quem não casa para poder conservar a herança de Saskia.
Arruinadomais tarde, tem de vender as suas colecções e as suas próprias obras.
É duramente atingido pelo falecimento de Hendrickje e, em 1668, do seu filho único Titus, vítima da peste.
Endurecido por estas desditas, Rembrandt ergue-se até à plenitude da sua arte e liberta-se de todas as convenções pictóricas. Nos seus trabalhos testemunha o desejo de capturar a condição humana. Antes de tudo, sublinha todos os aspectos trágicos, e em particular nos seus numerosos auto-retratos sublinha a sua inquietação perante a fuga do tempo.
Em toda a sua vida, Rembrandt praticamente nunca abandonou a sua Amsterdam adoptiva.
Morreu um ano depois do filho, em 4 de Outubro de 1669.
Este quadro foi objecto de escândalo, como não poderia deixar de ser. Aliás, Rembrandt deixou vários desenhos e pinturas com cenas eróticas como o célebre "Woman pissing" de 1631, ou "The monk in the wheat" de 1645, usando frequentemente como modelo a sua própria companheira.
Aqui, representa Hendrickje nos trajes de Betsabé, uma jovem judia que o rei David, segundo a Bíblia, havia surpreendido a banhar-se num rio, vindo depois a engravidar do rei que lhe mandou matar o marido, Urias, soldado do seu exército. Mostra uma beleza feminina bem longe dos cânones estéticos dos nossos dias, mas imagine-se o escândalo causado na Holanda calvinista. O quadro vale a Hendrickje a comparência perante o consistório da sua Igreja e dela ser expulsa.
Tradução do francês e adaptação de Jorge G - Publicação nº 170 in "O Sino da Aldeia", 26-11-2006 - jorgg