Soube hoje que este homem, aos 73 anos, anunciou que pretende fazer uma tournée pelo Canadá, Estados Unidos e Europa.
Cohen é talvez o maior cantautor de música ligeira do presente. Sempre avesso a grandes entrevistas ou manifestações sociais, preferindo viver na pacatez do seu mundo, tendo mesmo um retiro próprio num mosteiro Zen, há cerca de 15 anos que se tem limitado a algumas furtivas aparições e em trabalhos de estúdio. Anunciou agora, surpreendentemente, uma tournée pela América do Norte e pela Europa, desejando eu que chegue a Portugal.
Necessariamente com uma voz diferente, mais falando do que cantando, irá espalhar a sua poesia e a sua música pelos palcos onde vier a actuar. Será, porventura, a última oportunidade para escutarmos os seus versos, cantados ou falados pouco me importa.Foto de há cerca de 20/25 anos atrás
Leonard Norman Cohen, nasceu em Montreal, Canadá, a 21 de Setembro de 1934 . Iniciou a sua carreira publicando o primeiro livro de poesia em 1956 e o primeiro romance 7 anos depois. Foi, portanto, na Literatura que deu os primeiros passos para uma longa caminhada pelos domínios literários e musicais.
Seguindo o grande desenvolvimento da indústria musical no início dos 60s, Cohen tornou-se um dos mais distinguidos e carismáticos escritores de canções do passado séc.XX
Musicalmente, as suas primeiras canções abordavam a folk music, tanto pela melodia como pelos instrumentos empregues, mas a partir dos anos 70 o seu trabalho mostra a influência de vários tipos de música popular e da chamada "música de cabaret".
Desde os anos 80, canta tipicamente num registo de voz baixo, contando as suas composições com sintetizadores e o suporte de coros femininos.
Emocionalmente fortes e com letras complexas, as canções de Leonard Cohen devem mais ao jogo metafórico das palavras do que às convenções da "arte das cantigas", frequentemente explorando os temas da religião, do isolamento, do sexo e das complexas relações interpessoais.
Cohen nasceu no meio de uma família judia da classe média de ascendência polaca. O seu avô materno fora Rabi.
"Disseram-me que eu era descendente de Aarão, o grande padre." - afirmou numa entrevista.
Aprendeu a tocar guitarra ainda muito jovem, tendo então formado um grupo de country-folk chamado "The Buckskin Boys".
O seu pai, que Leonard adorava, deixou-lhe uma modesta herança pecuniária, mas suficiente para lhe permitir prosseguir livremente o seu caminho de ambições literárias durante algum tempo, sem ter que se arriscar à ruína económica.
Hoje, Cohen é um ícone da música de texto ou, se quisermos, da poesia musicada.
"Because of" traz-nos um cantor de voz já velada mas, nas palavras, o mesmo Cohen de sempre.
(Texto de Jorge G.)