sábado, 10 de novembro de 2007
“QUEM QUER QUENTES E BOAS! QUENTINHAS!
Lenda de São Martinho Também conhecido por S. Martinho de Tours, nasceu na Hungria, em 316 ou 317. Serviu na guarda imperial até aos 40 anos, altura em que foi ao encontro de Santo Hilário, bispo de Poitiers, que lhe conferiu ordens sacras para entrar na vida religiosa, tendo sido nomeado Bispo de Tours. No calendário litúrgico, o dia de S. Martinho celebra-se a 11 de Novembro, data em que este Santo foi a enterrar, no ano de 397. Segundo a igreja, «São Martinho é o primeiro dos Santos não Mártires, o primeiro Confessor, que subiu aos altares do Ocidente". Durante toda a Idade Média e até uma época recente, São Martinho foi o santo mais popular de França; é aliás, o Apóstolo das Gálias. O seu túmulo em Tours, transformado numa Basílica no século V, era o maior centro de peregrinação de toda a Europa Ocidental. Graças à sua generosidade e humildade, e também fama de milagreiro, foi um dos santos mais queridos da população. O facto do dia do seu enterro coincidir com a época do ano em que se celebra o culto dos antepassados e com a altura em que termina a faina agrícola contribui para a componente festiva e popular das celebrações, que assim integram os produtos das colheitas e também um forte espírito de solidariedade.
O Verão de São Martinho
Reza a lenda que, ainda na sua vida de soldado, se deparou com um mendigo a pedir esmola. Sem nada para lhe dar, lembrou-se de cortar a sua capa vermelha com uma espada para dar metade ao homem que enregelava. Satisfeito com este acto altruista e generoso, Deus fez surgir no céu um sol de Verão, para que nem o pobre nem o soldado ficassem com frio. Assim, todos os anos temos o Verão de São Martinho...
O valor nutritivo das castanhas Se as castanhas são dispensadas do seu regime alimentar por causa das calorias, não sabe o que está a perder! Apesar de muito calóricas, estão recheadas de nutrientes que trazem vários benefícios à saúde, como as gorduras mono-insaturadas e poli-insaturadas, vitaminas e minerais, destacando-se os glícidos, o potássio e as vitaminas C e B. Mas há mais: estas oleaginosas, fazem parte do selectivo grupo de frutos ideais para emagrecer. Estudos indicam que, quando aliadas a uma dieta, auxiliam na perda de peso, pois são ricas em gorduras mono-insaturadas, responsáveis por manter o nível de açúcar no sangue estável e activar o metabolismo da queima de gorduras. Graças à sua composição rica em fibras, proteína, cálcio, ferro, potássio, zinco, selénio, vitamina E, ácido fólico, entre outros, as castanhas actuam no equilíbrio da tiróide (evitando oscilações de peso); previnem tumores; fortalecem o sistema imunológico e protegem contra a acção dos radicais livres. São ainda poderosas na prevenção de doenças cardíacas. Novilho de São Martinho Ingredientes:
Novilho: 800 gr Castanhas: 1 kg Batatas-doces: 2 kg Dentes de alho, picados: 2 Fatias de bacon: 6 Margarina: 125 gr Vinho branco seco: 1 copo Paprika: 1 colher de chá Cravinho: 3 Sal e pimenta q.b. Receita: Lava-se a carne e esfrega-se com uma pasta elaborada com sal, pimenta e alhos. Numa frigideira leva-se a carne a alourar em margarina. Coloca-se a carne e o bacon numa assadeira com vinho branco e tempera-se com a paprika e cravinho. Juntam-se algumas nozes de manteiga e leva-se a assar em forno quente. Faz-se um corte nas castanhas e polvilha-se com sal. Envolvem-se as batatas doces em papel de alumínio e leva-se tudo ao forno, já a terminar o assado.
BOM APETITE !
Fonte Sapo - Publicação nº497 - J. G.
Sino tocado em
novembro 10, 2007 -
29 comentários
-> Deixe aqui o seu comentário <-
UM BLOGUE de Jorge P. Guedes - ©
Powered By: Blogger
FINAL DA PÁGINA
|