sexta-feira, 29 de março de 2013
TRETAS, SR. PRIMEIRO MINISTRO !
TRETAS, Senhor Primeiro Ministro! ! Deixemo-nos de lérias. Passos Coelho já está farto de saber o veredito do Tribunal Constitucional. A esta hora já alguém, de lá de dentro o informou. Quando afirma aos jornalistas que "era o que mais faltava que fosse interpretada como pressão junto dos juízes dizer que esperava que o TC fosse responsável", Coelho está apenas a antecipar-se ao que aí vem e a lançar as culpas para cima do TC pela crise política que necessariamente advirá de tal decisão desfavorável ao seu governo. Inadmissível, cobarde e irresponsável esta atitude do ainda Primeiro Ministro! Passos Coelho não é nem nunca será o Salazar do nosso século. O povo já não se alimenta de vinho, como dizia o velho Botas, que conhecia bem os portugueses de então, pobres, incultos, seguidores fiéis do cura da aldeia nas suas homilias de loas ao senhor Presidente do Conselho. Hoje, o povo é esclarecido o suficiente para não adular e se contentar com os três efes do Estado Novo: Fátima, Fado e Futebol. O país mudou e os meios de comunicação são actualmente tão diversos e acessíveis que Coelho não conseguirá enganar os portugueses por mais tempo. O que estes pretendem, hoje, é quem lhes proporcione trabalho, saúde, esperança no futuro. Passos Coelho foi um PM sempre telecomandado por uma Europa vesga, irresponsável e louca, rodeando-se de robots como Gaspar e de lambe-botas trapaceiros como Relvas. As últimas sondagens indicam uma queda em pico da sua popularidade, mesmo perante uma oposição pífia e envergonhada. Se Coelho saísse à rua, sem capangas, correria o sério risco de "levar na cara".
Sino tocado em
março 29, 2013 -
6 comentários
-> Deixe aqui o seu comentário <-
quarta-feira, 27 de março de 2013
O MEU DILEMA
Hesito, hoje, sobre o que escrever. "Dia do Teatro", " Dia de mais não sei bem o quê", "Dia do regresso do "animal feroz", "Dia de manhã de sol num Algarve ultimamente muito cinzento",... Ainda se hoje fosse amanhã, escreveria... sobre o "Dia de Lava-Pés", representativo da Humildade. Assim, vacilo entre dois desamores. O guerreiro truculento que nos chega de terras de França e o voyeurismo. Do primeiro, direi que espero, desejo, que não traga já estudadas as perguntas que lhe serão postas. Há tantas... Quanto ao segundo desamor, estou curioso por saber quais os números da audiência que a entrevista do primeiro vão atingir. Fui um crítico implacável de Sócrates e do seu bando de quadrilheiros e lambe-botas, pela sua arrogância, pela sua mania de dividir para reinar, pelos seus PECs que foram o primórdio da política que agora está a destruir o país, pelo seu autoritarismo cego,... Hoje, não o duvido, o país vai parar pelas 21:00 para ouvir o que ele dirá. Critiquemo-lo depois, exigindo-lhe novas e melhores explicações se necessário for, reforcemos a sanha contra a sua figura se assim entendermos, mas para tal é curial escutar o que terá para dizer. Teremos um Sócrates com intuitos vingativos? Ou antes, um ex-PM que vem explicar o que não pôde, ou não quis, fazer pelo país? O filósofo ou o político? O "vendedor de sonhos" ou o realista? Virá, um dia antes, para o exercício de humildade do"Lava-Pés" ou manter-se-á pesporrente e provocador? Líder carismático, Sócrates era um odiado "peso morto" para muitos e um demiurgo para outros, mas existia. E existiu sempre, como um fantasma que Seguro nunca soube afastar. Nunca foi um caldo morno como Seguro nem um Cavaco manhoso. O seu regresso à vida política activa vai, estou crente, agitar as águas estagnadas em que este governo incompetente e este presidente sonso vão fazendo afundar o país. Por isso, quero ouvir o que tem para nos dizer. E fá-lo-ei não por voyeurismo mas por um dever de cidadania num regime democrático.
Como um dia disse Voltaire, "Posso não concordar com nenhuma das palavras que diga, mas defenderei até à morte o direito de dizê-las."
Sino tocado em
março 27, 2013 -
4 comentários
-> Deixe aqui o seu comentário <-
terça-feira, 26 de março de 2013
UMA CAPA DE JORNAL
Eu sei que o "Correio da Manhã" não é um jornal de referência. Até o acho um pasquim com sucesso, num país onde os escândalos e o voyeurismo mais atraiem uma população com um ainda muito elevado grau de iliteracia. Porém, a sua capa de hoje... dá-nos a saber várias coisas importantes. Isaltino Morais viajou para Marrocos duas semanas depois de o Tribunal Constitucional (o tal!) ter recusado o recurso do autarca. Segundo o seu advogado, Isaltino "viajou para Marrocos a título oficial" e "o tribunal de Oeiras foi devidamente informado desse facto". Reza ainda a notícia que "o autarca pode viajar livremente enquanto o tribunal não decidir se determina novas medidas de coacção antes de ser emitido um mandato de detenção para a respectiva condução à prisão". E esta? Isaltino passeia "a título oficial" e o contribuinte paga. Pois claro! Mas não se fica por aqui o CM. Em grandes parangonas, afirma que Ricciardi, o homem do BESI e sportinguista derrotado, foi constituído como arguido por tráfico de influências e, em pequena letra, refere que os assaltos a bancos e casas subiram e 149 pessoas foram assassinadas em 2012. E mais: novas mexidas na carga horária de algumas disciplinas estão a ser cozinhadas por Nuno Crato, e a Selecção de futebol arrisca milhões no jogo de hoje com o Azerbaijão. Digam lá se uma capa destas não vende! Ai vende, vende...
Com as minhas maiores desculpas aos canídeos, os melhores amigos do Homem.
Sino tocado em
março 26, 2013 -
4 comentários
-> Deixe aqui o seu comentário <-
sábado, 23 de março de 2013
A MODERNA ESCRAVATURA
COMPANHIA PORTUGUESA NO LUXEMBURGO ACUSADA DE PRATICAR "MODERNA ESCRAVATURA"
O sindicato OGB-L, luxemburguês, acusou esta semana a Companhia portuguesa Açomonte de "praticar moderna escravatura", contratando trabalhadores de Portugal por 300 a 700 euros/mês para trabalharem "7 dias por semana" e "mais de 10 horas por dia".
"A Açomonte usa grupos de subcontratadores. Estes, enviam para o Luxemburgo trabalhadores que vivem em Portugal por conta da Açomonte, que os recebe e aloja nas suas instalações", referiu o sindicato num comunicado.
Em vez de receberem o salário legal do Luxemburgo, não ganham mais do que 300 a 700 euros/mês.
O salário mínimo daquele país, correntemente, é de mais do que 1800 euros mensais.
"Se algum trabalhador reclama os seus direitos, é imediatamente conduzido ao aeroporto ou estação mais próximos", acrescentou o sindicato, afirmando que, uma vez em Portugal, o recurso à justiça é "quase impossível" pois é "complexo e moroso".
Aparentemente, os trabalhadores são "alojados em França", onde a Açomonte tem um armazém, e são transportados diariamente em autocarros para o Luxemburgo, "o que complica a supervisão da Inspecção do Trabalho."
A maioria dos operários em questão é natural das antigas colónias portuguesas ou de fora da União europeia.
A Açomonte negou todas as acusações, mas a Companhia tem sido acusada de já maltratar os trabalhadores no passado, particularmente durante a construção do novo "Centro de Dados" da Portugal Telecom, na Covilhã, quando foi acusada de albergar africanos e seus descendentes num armazém sem água nem adequadas instalações sanitárias.
- TNP/Lusa
-in "Portugal News" de 23-03-2013, com tradução de Jorge M.P.Guedes (Sineiro)
Sino tocado em
março 23, 2013 -
16 comentários
-> Deixe aqui o seu comentário <-
terça-feira, 19 de março de 2013
DIA DE S.JOSÉ (do PAI)
Pela manhã, ao saírem de casa, a mulher adverte-o.
- Olha que hoje é Dia do Pai, não te esqueças!
- Ah, é verdade, 19 de Março! E logo hoje que tenho tanto que fazer!...
Há muito que embirro com estes "Dias de...", que mais não são do que datas comerciais e representam tantas vezes uma hipocrisia não assumida.
Ele é o Dia do Pai, que ainda entendo para os crentes pois a Igreja Católica consagrou este dia a S.José, ele é o Dia da Mãe, O Dia da Criança, o Dia do Ambiente, o Dia da Árvore, o Dia de...
A Igreja consagra cada dia do ano a um santo, sendo que o pobre do S.Osvaldo só de 4 em 4 anos tem direito ao seu. Aliás, nem sei se haverá santos sem o seu Dia, pois devem existir em maior número do que os 365/366 do ano!
Mas o que me deixa triste é esta farsa de nos termos de lembrar de um pai, ou de uma mãe, num preciso Dia do ano.
Quantos só se lembram mesmo dos pais nas datas estabelecidas? Hipócritas!
Quantos pais só o são biologicameente?
E que me perdoem os bons filhos! E os bons pais!
Sino tocado em
março 19, 2013 -
8 comentários
-> Deixe aqui o seu comentário <-
domingo, 17 de março de 2013
O RELVÊS
De "ambas as três vezes" que ouvi o inefável Doutor Relvas, fiquei esclarecido quanto à dinâmica galopante da Língua Portuguesa. Depois de o ter "visto e ouvisto", compreendi finalmente que sou um atrasado e que a Licenciatura que obtive nos idos de 70 após 5 anos de muito ler e escrever me não serviu de nada. Para maior mal dos meus pecados, não consigo perceber 2/3 do que matraqueia o ministro Gaspar - o Génio das Finanças. Sou um mísero linguísta, retrógado e insensível à evolução do português. Nem sequer aplico o tal novo acordo ortográfico! Prometo, contudo, esforçar-me ao máximo para aprender o relvês.
Sino tocado em
março 17, 2013 -
10 comentários
-> Deixe aqui o seu comentário <-
terça-feira, 12 de março de 2013
PORTUGAL PARTIDO AO MEIO
De acordo com o "Jornal de Negócios", os portugueses depositaram mais de 8 mil milhões de euros no primeiro mês do ano.
Curiosamente, o mesmo jornal dá conta de que Portugal é o 4º país da UE com maior taxa de desemprego entre os jovens.
Ora, só estes factos já dão que pensar.
Não duvido que entre os que depositaram os tais milhões estão muitos dos que, em 2012, fizeram aumentar em 30% a venda de Lamborghinis no país.
Perante estas realidades, verifico que há, cada vez mais, um Portugal a duas velocidades.
De um lado os ricos, os novos-ricos, os usurários, os banqueiros, o que é mais ou menos a mesma coisa, os políticos de carreira, os lambe-botas, os corruptos que a Drª Cândida de Almeida dizia que não existem em Portugal.
Na outra face da moeda estão os que sempre foram pobres, os novos pobres, os pensionistas e reformados, toda uma classe média empobrecida à força em nome, como disse o PM, de um futuro enriquecimento do país.
Concluo, pois, que a distribuição dos rendimentos está a ser feita à maneira dos países de regime totalitário, nos quais quem não entra para o(s) partido(s) do governo está condenado a ser a besta a carregar os fidalgos.
Portugal está partido ao meio.
Sino tocado em
março 12, 2013 -
12 comentários
-> Deixe aqui o seu comentário <-
quinta-feira, 7 de março de 2013
A DESFAÇATEZ TEM LIMITES !
Não posso deixar de comentar as palavras de Marques Guedes, porta-voz do Conselho de Ministros : "O Governo está sempre atento às vozes de todos os portugueses". A culpa não é dele, que falou porque o mandaram falar e dizer o que disse. É a sua função, pela qual receberá certamente algo mais do que o salário mínimo. As vozes que dizem ouvir são as do que já não conseguem viver com a dignidade que a Constituição lhes confere por direito. Com 430 e tal euros líquidos por mês, uma pessoa ou come(mal), ou compra os medicamentos imprescindíveis, ou paga a casa, a luz e a água. Se for casada, e forem dois a trabalhar recebendo ambos o salário mínimo, terão 800 e tal euros/mês. Se tiverem um filho, a verba tem de dar para três. ... Quem consegue inventar uma engenharia financeira que lhe permita viver com tal montante, sem o recurso a créditos ou à ajuda de familiares? Pois a isto responde o enfatuado PM, clamando que o que seria sensato era baixar o salário mínimo! Passos Coelho é um fedelho emproado e impreparado, que não ouve ninguém a não ser uma só voz, é um provocador, um arruaceiro, um galifão zabaneiro. Ou não teria dito o que disse e com aquele ar de quem está cheio de razão.
Sino tocado em
março 07, 2013 -
18 comentários
-> Deixe aqui o seu comentário <-
sábado, 2 de março de 2013
O AVISO DE GRILLO
Algo, indiscutível, decorreu das eleições italianas: o rotundo "Não" ao Sr. Monti, o tecnocrata indicado pelos alemães para levar por diante uma política de austeridade que, como em toda a Europa que a segue, só tem dado maus resultados.
Dos cerca de 50% de italianos que foram às urnas verificou-se de resto o que já se previa, mais voto menos voto, para além de uma clara recusa de Monti, 1/4 da população votou no candidato Grillo, num evidente protesto contra a ineficácia dos partidos tradicionais, mais do que numa crença que seja Grillo a resolver os problemas do país. 1/4 do povo votante não se revê nos partidos nem nas coligações, e isto sem somarmos grande parte que se absteve.
Fala-se, agora, de uma Itália politicamente ingovernável porque as alianças vencedoras - a de Bersani e a de Berlusconi - não se entendem, naturalmente, para a formação de um governo estável. Resta ao Sr. Bersani o recurso a apoios pontuais de Grillo.
Ora, desde o tempo da "Guerra Fria" que a Itália sempre tem sido governada por precárias maiorias com a complacência e/ou a aquiescência do Vaticano e da Mafia. A perseguição aos comunistas e o abate de polícias e de juízes opositores do regime vigente sempre fez parte do quotidiano, sem grandes manifestações do povo.
A Itália é um país especial, sempre arranjou soluções para formar governos, ainda que estes durem pouco tempo.
A grande lição de agora, a tomar pelos portugueses, foi o surgimento do Movimento liderado por Grillo e a forte adesão que conseguiu nas urnas.
Assim, a democracia que se fundeia na existência de partidos políticos "profissionais" foi recusada por imensa gente, demasiada gente.
Lá, como cá, uma muito substancial fatia da população anseia por outro tipo de práticas democráticas, menos centralizadas na partidocracia e mais virada para uma democracia mais directa, na qual os representantes do povo sejam menos dependentes da cega disciplina que lhes é imposta pelos partidos, isto é, representantes menos funcionários atentos e obrigados ao partido e mais legítimos porta-vozes dos que os elegem.
Será o exemplo italiano o princípio do fim dos partidos como hoje operam?
Portugal e os chefes partidários do país devem estar bem atentos ao ocorrido em Itália, pois o descontentamento, a revolta, a raiva dos portugueses cresce dia a dia.
- Crónica de Jorge MP Guedes
Sino tocado em
março 02, 2013 -
14 comentários
-> Deixe aqui o seu comentário <-
UM BLOGUE de Jorge P. Guedes - ©
Powered By: Blogger
FINAL DA PÁGINA
|