quarta-feira, 13 de janeiro de 2021
TINTIN NASCEU QUASE HÁ 100 ANOS
Fez no passado Domingo, dia 10, 92 anos! Foi em 10 de Janeiro de 1929 que o desenhador belga Georges Rémi (21 anos), mais conhecido pelo pseudónimo de Hergé (das suas inicias do apelido e do 1º nome R.G.), publicou a primeira aventura de Tintin e Milou - «Tintin au pays des Soviets», que se queria abertamente anticomunista, seguindo assim a linha do jornal "Vingtième Siècle" e do seu director.
Eterna testemunha do seu tempo, o jovem repórter do "Petit Vingtième", um suplemento do católico e conservador "Vingtième Siècle", foi transportado em folhetins a visitar o país dos soviéticos...
Mais tarde, Tintin encontrará os famosos capitão Haddock, o professor Tournesol, a Mme Castafiore, o general Tapioca, os detectives Dupont e Dupond e tantos outros que fizeram a delícia de gerações.
Nunca li o Tintin em meados dos anos 60, nem leio ainda hoje, com olhos políticos. Para mim e, por certo, para milhões de admiradores das aventuras deste fenómeno de popularidade, Tintin apenas foi um herói do seu tempo que nos fez rir e sonhar com os lugares que visitou em serviço.
- Imagem no topo: mural na Estação do Métro de Stockel, em Bruxelles
Sino tocado em
janeiro 13, 2021 -
0 comentários
-> Deixe aqui o seu comentário <-
UM BLOGUE de Jorge P. Guedes - ©
Powered By: Blogger
FINAL DA PÁGINA