domingo, 11 de maio de 2008
PINTURA CONTEMPORÂNEA DO TIBETE - 2
Quando aqui publiquei trabalhos do pintor tibetano Galsang Tsering, logo prometi que mais artistas dessa recôndita região do mundo haveria de divulgar.
Pois a hora chegou, e neste cinzento domingo lisboeta de Maio, deixo-vos a arte e a cor de mais um artista tibetano contemporâneo, que é uma pintora desta vez - Dekyi Yangjin.Membro da "Sichuan Provincial Association of Fine Artists", Dekyi Yangjin nasceu em 1971 e formou-se no «Departamento de Belas-Artes da Escola Tibetana Provincial de Sichuan» em 1990.
Trabalhou entre 90 e 97 para uma Secção de Artes da Perfeitura autónoma de Sichuan e em 98 passou a colaborar com a exposição provincial apostada na criação de pinturas tradicionais do Tibete.
Ainda em 1998, Dekyi Yangjin estudou na Classe sénior de Gongbi ( pintura realista chinesa tradicional caracterizada pelo fino traço a pincel e por uma grande atenção aos pormenores) sponsorizada pelo «Instituto Central de Belas-Artes».
Muitas das suas obras são vencedoras de prémios, incluindo Sakyamuni que foi recolhida pela «China Art Gallery de Beijing (Pequim)»;
Wind-Like Soul; Purity; Childhood Dream; Blessings Atop the Mountain e Padmasambhava que foram exibidas na «Exposição de Pintura Tibetana em Garze»; Beautiful Shanba que venceu o «First-Grade Award» na «3ª Exposição de Trabalhos de Belas-Artes», em Sichuan, e foi exibida na «Exposição de Pintura Extraordinária Tibetana de Garze» durante o «5º festival de Arte Chinesa»; Wind-Like Soul, vencedora do «White Flower Award» numa Exposição de Belas-Artes organizada pelo Development of Fine Arts of National Minorities e ainda vencedora do Prémio de bronze do certame; e Impact of Force and Purity, igualmente obra vencedora de um prémio extraordinário no «5º Festival de Arte Chinesa». Beautiful Shanba La
Childhood Dream
Wind God
Publicação nº 578 - O Sino da Aldeia - Jorge P.G.
Sino tocado em
maio 11, 2008 -
60 comentários
-> Deixe aqui o seu comentário <-
UM BLOGUE de Jorge P. Guedes - ©
Powered By: Blogger
FINAL DA PÁGINA