O PLÁGIO CONSTITUI CRIME punível com pena de prisão até 3 anos pelo artº197 da lei 16/2008,de 01 de Abril, a mesma que, no seu artº1, ponto 1, refere que estabelece medidas e procedimentos necessários para assegurar o respeito dos direitos de propriedade intelectual.
O artª180, no seu ponto 3, diz: "Presume-se artista,intérprete ou executante,aquele cujo nome tiver sido indicado como tal nas cópias
autorizadas da prestação e no respectivo invólucro ou aquele que for anunciado como tal em qualquer forma de utilização lícita, representação ou comunicação ao público."
This work is licensed under a Creative Commons License.
terça-feira, 21 de agosto de 2007
THE GRADUATE -1967
Foi há quase 40 anos. Não dei por tanto tempo passado. Estávamos em 1967/68 e era então um adolescente com a ingenuidade da idade e da época, e a premente necessidade de arranjar uma namorada que me afirmasse aos olhos dos colegas mais velhos, alguns já de barba na cara. Era a altura de maior afirmação dos Beatles, começavam a aparecer os primeiros Mini ainda de janelas de correr lateralmente, os rapazes jogavam bilhar no Vavá ou no Londres, ou no Império, aguardava-se avidamente por um convite para uma festinha com m discos de 45 r/mim., e em Lisboa o S.Jorge era um dos cinemas de grandes estreias.
Lembro-me bem do impacto do filme,saído em Dezembro de 67, em Portugal ainda mutilado de algumas cenas mais "ousadas", como se a todos não acontecesse uma primeira noite. Já então, mesmo um miúdo não entendia a estupidez do regime.
"The Graduate", revelava aos portugueses um jovem actor até então não muito conhecido, Dustin Hoffman, o Benjamin saído da Universidade que ama em silêncio mas com a maior determinação uma jovem que nem repara nele - papel protagonizado por Katherine Ross. Amando a filha, Benjamim é seduzido pela mãe de meia-idade, em cenas admiráveis de ternura e cumplicidade para tantos de nós que então vivemos a atrapalhação e o medo de falhar perante o desconhecido, na primeira relação com uma mulher mais velha, experiente e que só queria dele o prazer do sexo. A diferença entre as reacções puras e honestas do jovem e a frieza física de uma excelente Anne Bancroft, perduraram na minha memória, a par da cena de desespero final protagonizada por esse grande Dustin Hoffman.
E como se não bastasse o próprio filme e mestria do seu realizador, Mike Nichols, ainda tínhamos a música de Art&Garfunkel então no auge das suas carreiras. Deixo o trailer original e também uma espantosa versão de "Mrs.Robinson", ao vivo, num clip retirado de "Old Friends: Live on Stage" num reunion tour dos dois músicos, aqui, no Madison Square Garden em 2003.
The Graduate foi candidato a 7 Óscares e vencedor da estatueta para melhor realizador, mas isso pouco me importa. Sendo uma aparentemente banal comédia da vida, ficou como um dos "meus" filmes e nele se cantam das melhores canções que já ouvi.