O PLÁGIO CONSTITUI CRIME punível com pena de prisão até 3 anos pelo artº197 da lei 16/2008,de 01 de Abril, a mesma que, no seu artº1, ponto 1, refere que estabelece medidas e procedimentos necessários para assegurar o respeito dos direitos de propriedade intelectual.
O artª180, no seu ponto 3, diz: "Presume-se artista,intérprete ou executante,aquele cujo nome tiver sido indicado como tal nas cópias
autorizadas da prestação e no respectivo invólucro ou aquele que for anunciado como tal em qualquer forma de utilização lícita, representação ou comunicação ao público."
This work is licensed under a Creative Commons License.
quarta-feira, 8 de agosto de 2007
Jack, The Ripper, na Whitechapel a 8 de Agosto de 1888
Na noite de 8 de Agosto de 1888, a policia descobre numa rua de Whitechapel, um dos bairros pobres do East End de Londres, o corpo terrivelmente mutilado de uma prostituta. Quatro outras vítimas, mortas nas mesmas circunstâncias, são descobertas nas semanas seguintes. A sinistra série de assassínios termina misteriosamente em 9 de Novembro. Os jornais, inundados de cartas, mobilizam-se. A Scotland Yard põe-se em busca do misterioso assassino, a quem chamam Jack the Ripper. A julgar pela arte mórbida coma qual esventra as vítimas, atribuem-se-lhe talentos de cirurgião.
Mas o inquérito a nada leva, apesar de numerosas pistas, entre as quais surgem um reputado cirurgião e um membro da Família Real, nunca oficialmente admitido, como presumíveis autores dos crimes. Um escândalo político por trás de um fait divers.
Whitechapel - gravura de Gustave Doré, de cerca de 1872
Este fait divers relativamente anódino mas muito mediatizado faz a opinião pública britânica tomar consciência da situação miserável dos subúrbios da cidade mais poderosa da época, em pleno apogeu da era victoriana ! A classe política e as organizações humanitárias comovem-se com este escândalo e assumem compromissos para a melhoria das condições de vida no East End.
Ilustração contemporânea da descoberta de uma vítima
Jack, O Estripador, alimenta de igual modo o interesse do público pelos diversos casos de mistério. Um ano antes, o famoso Sherlock Holmes tinha sido lançado, mas não consta que tenha servido de algum socorro na resolução do enigma da Whitechapel !...
Até hoje, nunca se conseguiu apurar a identidade do Estripador e o East End continua a ser um bairro pobre da grande capital.
Carta enviada à Central News Agency
Senhores agentes , só por piada, não querem guardar esta carta até eu fazer mais um trabalhinho? Depois, tornem-na pública imediatamente. A minha faca é tão bonita e afiada!
Quero voltar já ao trabalho se tiver oportunidade.
Boa sorte!
Atenciosamente, Jack The Ripper
Não me importo de dar o meu nome comercial
Quem quiser ler mais, consulte o excelente site da London Metropolitan Police em :