Suriname - Local das descobertas
O Suriname é um país da América do Sul, limitado a norte pelo Oceano Atlântico, a leste pela Guiana Francesa, a sul pelo Brasil, e a oeste pela Guiana. Com a área de 163 265 km², pode dizer-se que é um pequeno país do continente americano, mas ainda assim quase o dobro de Portugal. A sua capital é Paramaribo, o idioma oficial é o holandês e a moeda é o dólar do Suriname. Contava, em 1994, com uma população de 404 mil habitantes.
Embora mercadores holandeses tivessem estabelecido várias colónias na região da Guiana antes, os holandeses não tomaram posse do que é hoje o Suriname até ao Tratado de Breda assinado entre a República das sete províncias unidas dos Países Baixos e o Reino da Grã-Bretanha a 31 de Julho de 1667, e que terminou com a Segunda-Guerra Anglo-Holandesa.
Depois de se tornar numa parte autónoma do Reino dos Países Baixos em 1954, o Suriname conseguiu a independência em 1975. Um regime militar dirigido por Desi Bouterse governou o país nos anos 80 até que a democracia foi estabelecida em 1988.
Feita esta breve referência, foi neste país da América Meridional antigamente colonizado por ingleses e holandeses que agora foram descobertas 24 novas espécies de animais anfíbios.
Nem sempre as notícias do mundo são más, e assim, há que aproveitar as boas. Aqui vos deixo alguns dos recém-descobertos novos companheiros.
Imagem de uma nova família de rãs pertencente ao género Eleutherodactylus
Um peixe do género dos Guyanancistrus, também chamado "big mouth"...vá lá saber-se porquê...
Uma outra imagem do pequeno "big mouth"
Uma nova rã do género Atelopus, reconhecível pelas suas fluorescentes manchas violáceas.
Publicação nº 391 - J.G.