quinta-feira, 26 de abril de 2007
Origami
Todos saberão, por certo, que origami é a arte de dobrar papel. Oriunda do Japão, o seu nome vem do verbo "ori" (dobrar) e do substantivo "kami" (papel).
Não está bem determinada a sua origem no tempo, mas crê-se que remonta aos primeiros anos do séc. XVII, quando a era Edo vem dar início ao Japão moderno.
O origami foi passando de geração em geração por tradição oral, pois só em 1787 foi publicado um livro (Hiden Senbazuru Orikata) contendo o primeiro conjunto de instruções para dobrar um pássaro sagrado do Japão.
Desde sempre os japoneses cultivaram o hábito de evitar desperdícios. Uma folhinha de papel fino, mas forte e fácil de vincar, é tudo o necessário para se criar um origami . Muito poucas formas de arte usarão tão parcos recursos.
Há alguns dias, visitando um blogue amigo, o "(art)snack", deparei com o trabalho de um artista que dobra papel há 33 anos, desde os 3 como ele mesmo afirma.
Trata-se de Joseph Wu, origamista internacionalmente conhecido, embora ainda um jovem.
Dele vos deixo duas espantosas obras.
Este dragão foi feito com 5 folhas e meia de quadradinhos de papel do mesmo tamanho e mede 38 cm, do nariz à ponta da cauda
Em baixo, um Minotauro
Publicação nº 352 - JPG o sineiro
Sino tocado em
abril 26, 2007 -
46 comentários
-> Deixe aqui o seu comentário <-
UM BLOGUE de Jorge P. Guedes - ©
Powered By: Blogger
FINAL DA PÁGINA