quinta-feira, 23 de novembro de 2006
O amor é lindo!
Na sua generalidade, os caracóis são hermafroditas e, portanto, podem acasalar com qualquer outro caracol da sua espécie, desde que este se mostre disponível!
Fazem uma corte elaborada que se inicia pelo disparo de um dardo “de amor” por ambos, que os predispõe para o acasalamento!
Depois de acasalarem, ambos podem pôr ovos. Escavam um buraco e enterram entre 30 a 50 ovos no chão. Estes, são redondos e possuem uma casca branca dura. Quando os ovos eclodem, os jovens caracóis já têm a respectiva concha e crescem até atingir o estado adulto.
Alimentam-se principalmente de plantas, mas alguns são predadores e comem outros caracóis, também podendo comer excrementos de aves.
Os caracóis rastejam, deslocam-se usando uma espécie de “pé” que lhes permite deslizar sobre um rasto de muco que segregam.
Estes moluscos gastrópodes deslocam-se muito devagar, mas conseguem fixar-se e subir ou descer sempre que for necessário.
O seu muco permite-lhes a deslocação, ajuda-os a fixar-se em superfícies lisas e protege-lhes a pele, sendo esta protegida por uma casca feita de cálcio, endurecida para proporcionar protecção contra a maioria dos predadores.
Na extremidade dos tentáculos ficam os olhos.
Entre os caracóis e muitos dos políticos nacionais, quaisquer semelhanças só poderão ser atribuídas à imaginação do leitor.
Os caracóis são muito mais bonitos e um produto natural e respeitável em que podemos confiar.
Publicação nº 164 - jorgg
Sino tocado em
novembro 23, 2006 -
10 comentários
-> Deixe aqui o seu comentário <-
UM BLOGUE de Jorge P. Guedes - ©
Powered By: Blogger
FINAL DA PÁGINA