NACIONAL
Não era difícil de vaticinar que, passada a euforia do futebol, a crise logo haveria de voltar.
Portugal esteve em estado de transe na última 4ª feira e eis que, já amanhã, os corações lusos ficarão mais apertados e acelerados, as rugas mais cavadas nos rostos tensos e olheirentos, a anorexia deixará os tachos cheios para o dia seguinte, a natalidade baterá, quiçá (como adoro esta palavra!), um record negativo daqui a 30 e tantas semanas.
E PORQUÊ? - perguntarão os poucos que me lêem.
Porque o Senhor Procurador Geral da República Pinto Monteiro afirmou ontem, 5ª feira, que no sábado decidirá "sobre o que tem que decidir", referindo-se ao destino a dar às últimas seis certidões remetidas pelo Departamento de Investigação e Acção Penal de Aveiro com conversas entre Armando Vara e o primeiro-ministro Pinto de Sousa.
O país inteiro e a própria diáspora lusitana aguardam num suspenso colectivo, em recatado silêncio e casta contenção oral, a decisão de Sua Excelência. Que será tomada, ninguém duvida, a Bem da Nação.
COMPROMISSOS PUBLICITÁRIOS (voltamos já daqui a uns 20 minutos)
Ainda no âmbito das notícias nacionais, há a referir o debate sobre a avaliação dos professores.
Depois de andar a arreganhar os dentes ao PS durante a campanha para as legislativas, o PSD prepara-se para acordar com os socratinos a melhor forma de estes se verem livres do incómodo causado por cerca de 100 mil profs que vieram para as ruas protestar contra o modelo de avaliação da outra senhora, os quais quiçá (que paixão por esta palavra!) tenham retirado aos senhores do Rato mais uma maioria absoluta.
O Sino sabe por escuta fidedigna que o acordo foi obtido num dos salões da Assembleia, em festinha das duas congregações, PS e PSD/PPD, também conhecidas respectivamente pelos nomes de "Congregação das Caramelitas de socas"(CCS) e "Congregação das Filhas Órfãs de Pai e Mãe/Coitadinhas Delas" (CFOPM/CD).
Confira através da imagem!
INTERNACIONAL
Ontem à noite, ao jantar, os 27 da UE designaram o primeiro Presidente do Conselho Europeu.
Nos dias precedentes a comunicação social dava como certa uma dura luta entre Tony Blair, apoiado apenas pelos britânicos, a Itália de Berlusconi e a Irlanda, e o primeiro-ministro luxemburguês, razão pela qual aqui lhe trazemos a batalha que não houve... mas que podia ter havido.
À última hora o senhor Brown mandou retirar a candidatura de Blair e apostou na eleição de uma senhora, Catherine Ashton, para um outro cargo, o de Alto Representante da Política Externa.
Perante este favor prestado ao mundo por Mr. Brown, o eleito acabou por ser o primeiro-ministro belga, Von Rompuy, cargo que desempenha há pouco mais de um ano e que tem merecido os mais rasgados elogios aos belgas valões e flamengos.
A imagem da luta que não exixtiu, já de seguida e em especial para si.
OBAMA NA CHINA
O presidente americano foi a Pequim jurar promessas de bom entendimento e cooperação com os chineses.
Da visita, fica a imagem de Obama, obtida com câmara secreta em plena Praça de Tiananmen junto do maior McDonalds da capital chinesa.
A NOSSA ADORADA PÁGINA INFANTIL
O PROFESSOR PARDALTORINO - O QUE É QUE ELE NÃO INVENTA?
E HOJE, QUE O NATAL JÁ SE APROXIMA, OS MAIS PEQUENINOS
SÃO CONTEMPLADOS COM MAIS UMA NOVIDADE.
O NOSSO DUNGA
E ASSIM CHEGOU AO FIM ESTE JORNAL DO SINO. PARA SI QUE NOS VIU O NOSSO DESEJO DE UM BELO FINAL DE SEMANA.
COMA MASSAS, IOGURTES, SALADAS E FRUTA. E BEBA ÁGUA, MUITA ÁGUA!
SEMPRE ÁGUA!
Publicação nº 787 de "O SINO DA ALDEIA"
Um pasquim da autoria de Jorge Sineiro, um Pé-Descalço