O PLÁGIO CONSTITUI CRIME punível com pena de prisão até 3 anos pelo artº197 da lei 16/2008,de 01 de Abril, a mesma que, no seu artº1, ponto 1, refere que estabelece medidas e procedimentos necessários para assegurar o respeito dos direitos de propriedade intelectual.
O artª180, no seu ponto 3, diz: "Presume-se artista,intérprete ou executante,aquele cujo nome tiver sido indicado como tal nas cópias
autorizadas da prestação e no respectivo invólucro ou aquele que for anunciado como tal em qualquer forma de utilização lícita, representação ou comunicação ao público."
This work is licensed under a Creative Commons License.
segunda-feira, 2 de novembro de 2009
O GRANDE SUCESSO DAS 'NOVAS OPORTUNIDADES'
O Sino da Aldeia deslocou-se ao norte do país, mais precisamente a Priscos, no concelho de Braga, para entrevistar a intérprete do maior êxito do Programa "Novas Oportunidades" do 1º Governo Sócrates. Aos 84 anos e prestes a contar mais um de vida, a D.Zulmira deu mostras de uma invejável saúde e desenvoltura, tendo há bem poucos meses completado o curso de Piloto Automóvel através do famoso programa governamental e participado este fim-de-semana na sua primeira corrida desportiva automóvel todo-o-terreno, patrocinada entre outros pelo "Socas Racing Team" do Minho.
Sineiro -D. Zulmira, então o que a levou a tirar este curso?
D.Zulmira -Foi a vontade de trabalhar, saiba o senhor. Andava muito em baixo, com dores nos meus joanetes e assim... Foi quando veio cá à terra o santo do Sr.Dr.Socras e me disse:"A senhora deve manter-se ocupada e vai ver que essas dorzinhas depressa passam. Temos um Programa muito bom que dá novas oportunidades a todos os que não não conseguiram arranjar um emprego ou queiram tentar uma actividade que nunca experimentaram. Porque não passa por lá?"
Sineiro -...e então, a senhora...
D. Zulmira -Fui lá, a Braga, que aqui em Priscos não havia. Falei com uma menina muito simpática, por sinal, e inscrevi-me logo naquele dia.
Sineiro -Mas não lhe sugeriram outros cursos?
D.Zulmira -Sim... sim, mas só havia vagas p'ro ano que vem. Tinham ainda lugar para o curso de coveira, um de vendedora de castanhas e também outro, de desentupidora de sarjetas... mas o que logo me seduziu foi o de pilota. Sempre gostei das velocidades, saiba o senhor!
Sineiro -Como assim?...
D.Zulmira -Olhe, desde muito catraia que corria como uma gazela campos afora, desde Priscos até à aldeia onde nasceu o senhor abade ali p'ra Vila Verde. Ia levar a marmita ao meu pai que assentava carris no combóio.
Sineiro -Refere-se ao Abade... de Priscos, o famoso autor do pudim...
D.Zulmira -Precisamente, senhor. O Abade inda o conheci, era eu muito pequena e ele já estava muito velhinho, com mais de 90 anos...
Sineiro -Bom, D. Zulmira, o nosso tempo está a acabar mas gostaria que nos respondesse a uma última pergunta. O que pensa conseguir com o curso de piloto automóvel profissional ? Vai continuar a entrar em competições, é?
D.Zulmira -Olhe, senhor, à uma tenho um diploma, que os meus pais nunca me mandaram à escola, e assim posso ainda ser convidada para dar aulas numa universidade, por exemplo, e à outra vou entrar sempre nas corridas, sim senhor, para dar o bom exemplo, como faz o nosso Sr.Dr. Socras, aquele anjo, que anda nas maratonas p'ra mostrar ao povo que a corrida dá saúde e não custa muito dinheiro.
Sineiro -Muito obrigado pela sua entrevista e a continuação da boa saúde e da grande força de vontade que aqui mostrou.
D. Zulmira -Pois, e tudo graças ao Sr. Doutor Engenheiro Socras... se não fosse ele inda morria um dia sem ter um curso, valha-me Deus e a ele também.
O Sino da Aldeia saíu de Priscos vergado à eficácia e ao grande alcance social do Programa "Novas Oportunidades". Assim se governa em Portugal na Era Sócrates.