-Porque pode trazer ideias erradas ou, no mínimo, precipitadas sobre os resultados da votação
-Porque, finalmente, penso que só serve para recordar algumas figuras dignas da nossa história
As leituras que já se fizeram e continuarão sem dúvida a fazer-se sobre os mais vezes votados, têm-me feito pensar no modo como a energia de cada um é gasta em Portugal.
Mais nome, menos nome, a ninguém causou admiração 8 das figuras seleccionadas pelos votantes ( não pelos portugueses, com franqueza!...)
Porém, os nomes de Salazar e de Cunhal têm andado de boca em boca, argumentando-se que lá estarão pelas mais diferentes razões.
Sem me querer armar em "esperto da companhia", nem sendo perito em Sociologia ou Psicologia, sempre mantive para mim que Salazar seria um dos mais vezes clicados e que Cunhal viria certamente entre os 20 ou 30 primeiros.
E pela simples razão de que: a extrema-direita aproveitaria o programa para tentar passar a mensagem de que tem muita gente com ela; os comunistas portugueses tirariam partido da votação para prestarem homenagem ao seu grande líder, que sem dúvida foi, e também para tentarem provar que, ainda hoje, "assim se vê...a força do PC !".
Para mim, quaisquer outras explicações passam por meras especulações mais ou menos académicas sendo algumas, até, bastante rebuscadas.
Era o que mais faltava que, por causa de governos vergonhosos que tivemos no recente passado e temos actualmente, uma grossa fatia de cidadãos estivesse disposta a premiar ou a ver com bons olhos o regresso de uma ditadura ou a implantação de uma nova! Muitos portugueses iletrados, sim, mas não completamente estúpidos.
Pelo que atrás fica, foi com enorme prazer que vi hoje, nas páginas da Visão nº 725, este admirável cartoon do Rui Pimentel. Com a devida vénia ao seu brilhante criador.