Bento XVI (85 anos) renuncia à tiara pontifícia por motivos de saúde fazendo uso de um artigo inscrito no direito canónico em 1983.
Premonição?... É que em 2011, Michel Piccoli (85 anos) desempenhou o papel de um Papa demissionário no filme de Nanni Moretti, "Habemus Papam".
A anterior demissão voluntária de um Papa remonta a 1294... quando, a 13 de Dezembro, Celestino V se demite após breves cinco meses de pontificado.
Eleito por unanimidade, mas contra a sua vontade, por um conclave reunido a 5 de Julho de 1294, este beneditino e eremita de mais de 80 anos, Pietro de Morrone de seu nome, não se sentia capaz de assumir o cargo nem de resistir às pressões das grandes famílias e dos soberanos estrangeiros, como o rei de França Philippe Le Bel.
Perante os seus cardeais, que finalmente haviam aprovado a sua decisão, o Papa desceu do trono, pousou em terra a tiara e desfez-se das outras insígnias pontifícias.
Retirando-se para um total isolamento, morreria no ano seguinte, sendo mais tarde canonizado apesar do escândalo que constituiu, aos olhos do mais comum dos cristãos, a sua renúncia perante Deus.
A coroação de Celestino V, pintura anónima do séc.XVI