segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013
4 Fev 1945 - A CONFERÊNCIA DE YALTA
De 4 a 11 de Fevereiro de 1945 teve lugar a Conferência de Yalta.
Durante uma semana, nas margens do mar Negro, Churchill, Staline e Roosevelt entendiam-se sobre a saída para o futuro da Alemanha e do Japão, de cuja derrota já não restava nenhuma dúvida.
No início da conferência, o Exército Vermelho de Staline já atingira a Alemanha oriental. Os Anglo-Saxónicos ainda não haviam alcançado o Reno.
Daí adveio a "liderança" de que fez prova Staline face aos seus aliados ocidentais. E tanto maior que Roosevelt estava doente (viria a morrer três meses mais tarde) e Churchill fisicamente desgastado.
Os 3 chefes aliados projectaram desmilitarizar a Alemanha e de a dividir em três zonas de ocupação (Churchill obteve que uma zona fosse atribuída à França).
Propuseram-se igualmente a reunir uma conferência internacional para substituir a defunta Sociedade das Nações. Será a ONU.
Churchill consegue ainda que para lá dos Três Grandes (Estados Unidos, Reino Unido, URSS), a França e a China disponham também de um assento permanente à cabeça da futura instituição.
Bem entendido que não era questão de contestar à URSS os territórios que esta já tinha anexado ou se aprestava a fazê-lo. Foi assim que conservou os Estados Bálticos, a Moldávia, a Carélia, a Polónia oriental e mesmo a Prússia oriental.
No que dizia respeito aos países europeus libertados da tutela nazi, os "Três Grandes" comprometeram-se a deixá-los livres de escolher o seu destino.
Mas Roosevelt deixou-se abusar pela bonomia de Staline. Não precisou de mais do que algumas semanas para constatar na Polónia e em outros territórios o pouco crédito das promessas do ditador russo.
Sino tocado em
fevereiro 04, 2013 -
14 comentários
-> Deixe aqui o seu comentário <-
UM BLOGUE de Jorge P. Guedes - ©
Powered By: Blogger
FINAL DA PÁGINA