terça-feira, 26 de agosto de 2008
ESTE PORTUGAL INCLINADO
- De economia e de finanças nunca soube pouco mais que nada. Para mim, tudo se resolve a uma relação muito primária dos números que me dizem que, se consumo mais do que produzo tenho défice, se gasto mais do que recebo fico a dever a alguém, tenho que pagar com eventuais bens, ou sou preso se não fugir a tempo. Ora bem! Soube hoje, pelo Diário Económico, que o Estado perderá 100 milhões de euros em impostos das grandes empresas, e isto porque a quebra nos lucros das principais empresas portuguesas, que integram o PSI-20, deverá resultar numa diminuição de 100 milhões de euros nos impostos arrecadados pelo Estado no próximo ano. Argumentarão, talvez, os entendidos que estas coisas são mesmo assim: perderá o Estado nas receitas cobradas a essas grandes empresas, mas estas poderão deste modo ter um maior desafogo financeiro que lhes permitirá um balão de ar para a necessária agressividade do mercado. Será mesmo assim? Ou será, antes, que essas empresas vão continuar a sua política de emagrecimento de custos à conta dos funcionários? É que, nesta mesma altura, apareceram na Imprensa dados que chamam à atenção para o facto de os trabalhadores portugueses serem dos que trabalham menos horas na Europa! Coincidência?!
Eu, que nada entendo destas coisas, creio que a diminuição das receitas do estado provenientes dessas empresas do tal PSI-20, poderia bem ser colmatada com a cobrança de milhões de euros devidos por fugas ao Fisco, perpetradas sobretudo pelos grandes "tubarões" nacionais! Será que alguns pertencem às mesmas empresas? Mas isto sou eu a falar, que em Economia e Finanças valho pouco mais do que um zero à esquerda. Provavelmente, o que estará certo será fazer pagar mais impostos aos automobilistas, fumadores e pequenos comerciantes e funcionários públicos e privados e auxiliar as empresas a despedir os malandros que só reivindicam aumentos de salário.
Assim é que deve estar bem, certamente, em nome do progresso e bem-estar dos portugueses.
- Outro tema candente tem sido o da insegurança a bordo desta caravela lusitana. Não há dia em que não seja noticiado, no mínimo, um assalto a um banco, gasolineira, ourivesaria,um moderníssimo car jacking... e se algum dia houve será porque os criminosos, nessa data, terão participado num CNC (Congresso Nacional do Crime). Ah! Mas dá muito alento ao estado o facto de os pedidos de licenças de porte de arma, e o aumento do seu valor, terem tido um acréscimo excelente no último ano!
A propósito deste estado de coisas, ouvi há dias num telejornal, um papagaio janota que se intitulou sub-director da PJ, muito engravatadinho e de sobrolho carregado, contrapor ao jornalista que toda esta onda de crimes é apenas a prova das excelentes acções que têm sido tomadas contra o crime organizado. De tal jeito argumentou o peralvilho, que o jornalista de serviço, às tantas, lhe disse que só lhe faltaria afirmar que a culpa dos assaltos era dos jornalistas. Depois deste episódio, ouvi o ministro da Adm. Int. Rui Pereira reconhecer que, realmente, tem havido um aumento nos crimes violentos... em AGOSTO! E acrescentou que, contudo, as pessoas não poderão esperar que os 2 mil polícias que vão entrar em Janeiro de 2009 já estejam a produzir melhorias em 2008! BRILHANTE! Eu, se fosse ladrão, aproveitaria agora, e até final do ano, para o assaltar de dia em plena rua, senhor Ministro, e à noite iria servir-me a sua casa! Faria ainda uma lista de todos os seu amigos e familiares e assaltá-los-ia também. Rapidamente e em força, antes que os novos 2 mil agentes da ordem me acabassem de vez com a carreira.
Por estas e outras é que digo: PORTUGAL ESTÁ INCLINADO. Falta saber para que lado mas, pelo sim pelo não, vou já começar um curso de natação.
Publicação nº 608, 20:30 - O Sino da Aldeia - Jorge P.G.
Sino tocado em
agosto 26, 2008 -
48 comentários
-> Deixe aqui o seu comentário <-
UM BLOGUE de Jorge P. Guedes - ©
Powered By: Blogger
FINAL DA PÁGINA
|