Hoje trago-vos uma crónica. Na esperança de que a leiam toda...
Curiosamente, ela nasce de uma profunda reflexão e de uma angustiante indecisão. Explico melhor.
Sendo eu, profissionalmente, o que todos os habituais frequentadores desta casa já sabem, estou habituado ao que se pode chamar "cabeça fria e coração gelado" na hora de avaliar o trabalho dos outros. Assim sendo, e é, não me faz muito sentido esta angústia na hora de referir SETE, APENAS SETE blogues para o "concurso" que anda no ar de momento - As 7 Maravilhas da Blogosfera (perdoe-me a autora a alteração da palavra por si usada)
Blogue-maravilha ou maravilha de blogue? Eis a questão, depois de muito matutar!
Um blogue-maravilha , para mim, será todo aquele que é espectáculo antes de tudo o mais. Assim que entramos, temos muita côr, imensos bonecos, uma boa dose de "awards" para dar um ar mais internacional e festivo, cores garridas e cintilantes, com flores de preferência e imensos dourados, tem que ter dourados!
Alimentam-se esses blogues de citações célebres de autores famosos, de dois versos a que chamam poemas e estúpidos a quem não os entender, ou a poemas de rima em -ão ou em -ar, sem desprezar as rimas em -inho, -dade, -ia , -er ou -ir que dão igualmente muito jeito e nos faz proclamar que "Portugal é um país de poetas"
Exemplifico: Com a guarnição de uma foto da Net com o mar e um pôr-do-sol quente e espectacularmente atractivo, um blogista-maravilha poderá fazer um poema que lhe irá trazer de seguida numerosos comentários tais como: Bom fim-de-semana; Passei aqui só pra te dizer que te adoro, a tua poesia enche-me a alma de luz; ou então, outros mais profundos: ah! quem me dera na praia; beijinho... beijinho; ou o já famoso "Adorei, passa pelo meu cantinho..."
O blogue-maravilha teria então poetado por baixo da foto do mar e do pôr-do-sol algo assim:
O mar, sempre o mar
teus olhos lembram-me o luar
e no calor deste sol quem me dera contigo rebolar
ou
Ondas, calor, verde-mar
vou na maré do teu olhar
Perante esta poesia, os comentadores vêem-se na necessidade de inventar. A primeira pergunta que se lhes põe, é: O que vou eu dizer agora, sendo simpático?
Portanto, o blogue-maravilha põe imensos problemas de consciência mas, curiosamente é o típico blogue de sucesso! Tem imensos comentários mas todos unânimes em mandar beijinhos no fim.
Em 10 minutos visitam-se 10 blogues, em uma hora estão comentados 60 blogues. Veja-se então qual o retorno que não tem um bloguista que comenta assim 60 blogues-maravilha/dia!
Um sucesso, primeiros lugares nos tops, selos por todo o lado.
E, se à poesia, juntar umas fotos eróticas, não há quem o segure!
Ora bem! Esse problema não tenho, porque os Blogues-maravilha não entram na minha "roda da sorte" da blogosfera.
Chegamos então aos "maravilha de blogue", que logo pedem um ponto de exclamação.
E está aqui a fonte da minha angústia.
Porque há foto-blogues, blogues temáticos e outros, os generalistas.
Começando pelos primeiros, não me agradam pois entendo que um blogue é para escrever, mais do que publicar imagens.
Passando aos temáticos, entendo que deviam ter logo à entrada um aviso dizendo: "Blogue de..."
A esses só vou se me interesso pelo tema.
Restam os generalistas, que para mim são aqueles que melhor podem cumprir a sua missão nobre de meio de comunicação dos tempos novos.
Devem, como um jornal, uma TV, uma estação de rádio, informar, formar, divertir sem ofender pessoalmente, incentivar à pesquisa, gerar comentários vivos e empenhados no tema, abordar questões de interesse geral. Em sintese: comunicar! Ou seja, valorizar o emissor e o receptor em partes iguais para que se TROQUEM ideias, opiniões e conceitos COM alguém.
Esse é para mim o papel de "uma maravilha de blogue !"
Poderão então, agora, perceber a minha angústia quando tenho que seleccionar SETE apenas de entre mais de DOZE nos quais me apetece votar.
Deixo de lado amizades, carinhos, pequenos favores, simpatia especial, afinidades geográficas, políticas, profissionais, etárias ou religiosas...
E o que me resta? "A cabeça fria e o coração gelado", para escolher SETE e dizer em público: Estes são os meus "Que Maravilha de Blogues!"
Ordenados alfabeticamente e sem mais:
- A Papoila
- A Recalcitrante
- Braganzonia
- Forum Cidadania
- O ContraBlog
- Que conversa!
- Zé Povinho
Recordo que o Regulamento integral foi inserido na publicação anterior. Em resumo, cada pessoa só pode votar em 7 blogues, no máximo, independentemente do nº de votos que tenha obtido. São livres de votar em quem quiserem, desde que esses bloggers tenham um blogue activo há pelo menos um mês. Não poderão votar em outros blogs seus ou em que participem como co-autores, nem no blogue da patrocinadora do "concurso".
Publicação nº 411 - Jorge G.