REMEDEIOS
Cerca de dois mil alunos britânicos terão a partir do próximo ano lectivo aulas destinadas a elevar a auto-estima, no quadro de um projecto-piloto iniciado no ano passado num colégio particular de Londres. O projecto poderá ser alargado no caso de obter resultados positivos.
As crianças de onze anos abrangidas por este projecto, alunos do ensino público de uma escola de Manchester e de uma vila próxima, participarão, entre outras actividades, em jogos destinados a ajudá-los a ultrapassar as dificuldades e o stress da vida quotidiana.
Estas técnicas comportamentais, importadas dos Estados Unidos, têm como objectivo proteger as crianças contra a depressão, a tendência à auto-depreciação ou fenómenos de assédio físico e psicológico, numerosos entre crianças desta idade.
Outra das estratégias a usar passará pela aprendizagem de exercícios respiratórios destinados a ajudar a manter a calma quando assistem a discussões conjugais e a relativizar o acontecimento. O objectivo passa, entre outros, por fazê-las compreender que não se devem sentir responsáveis por acontecimentos que não podem controlar, como o divórcio dos pais.
Este projecto surge no seguimento do crescimento inquietante do número de depressões e distúrbios psíquicos que atingem as crianças do Reino Unido. De acordo com estatísticas oficiais, pelo menos dez por cento dos alunos sofrem de depressão severa, incluindo pensamentos suicidários.
In "AFP; Jornal a Página da Educação" , ano 15, nº 159, Agosto/Setembro 2006, p. 8."
Jorge G. 04.09.2006