O PLÁGIO CONSTITUI CRIME punível com pena de prisão até 3 anos pelo artº197 da lei 16/2008,de 01 de Abril, a mesma que, no seu artº1, ponto 1, refere que estabelece medidas e procedimentos necessários para assegurar o respeito dos direitos de propriedade intelectual.
O artª180, no seu ponto 3, diz: "Presume-se artista,intérprete ou executante,aquele cujo nome tiver sido indicado como tal nas cópias
autorizadas da prestação e no respectivo invólucro ou aquele que for anunciado como tal em qualquer forma de utilização lícita, representação ou comunicação ao público."
This work is licensed under a Creative Commons License.
quinta-feira, 5 de julho de 2007
O Novo "Cinquino" - O Fiat 500
Foi ontem apresentado em Torino o novo Fiat 500, inspirado no mítico "cinquino" que marcou a vida de gerações de italianos, e que nesta apresentação voou mesmo sobre o cenário, graças a uma reprodução perfeita do original. A Fiat elegeu o dia de ontem , 4 de Julho, para que coincidisse com os 50 anos exactos da apresentação do seu antecessor, popularmente conhecido por "Il cinquino". No fim de um grande espectáculo, um grupo de Fiat 500 brancos fizeram a sua aparição no cenário, montado sobre as ribeiras do rio Pó, tendo um deles começado a voar sobre os outros. Tratava-se de uma perfeita reprodução do 500, teledirigido, fabricado em poliesterol e cheio de hélio, que criou um efeito de grande realismo. Mais de 7.000 convidados de 63 países presenciaram o espectáculo, retransmitido por um canal de televisão e dirigido por Marco Balichi, criador da cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Turim 2006.
Um carro 'feliniano'
O rio Pó foi a excepção da apresentação, que serviu de cenário para parte do espectáculo. Sobre as águas corriam antigos Fiat 500, famílias inteiras, ciclistas, e um guarda de trânsito, e tudo todo com o acompanhamento de diversas bandas sonoras de filmes de Federico Fellini. Sobre as águas do rio, escapava uma Annita Ekberg, protagonista do filme "La Dolce Vita" e famosa pelo seu banho na "Fontana dei Trevi," de Roma, perseguida por "paparazzi" num 500.
Houve igualmente espaço para o humor, pois quatro actores vestidos de elefantes lá conseguiram arrumar-se para caber dentro de um minúsculo 500. E visto que era dia de aniversário do velho 500 e o nascimento do novo, houve ainda um bolo, que não poderia ser outra coisa senão um "pastel cinquino", com vela e tudo, e de onde saiu uma "Marilyn Monroe" que lhe cantou o "Happy Birthday" e o qualificou de "carro mais sexy do mundo".