1.
Todos estarão lembrados da felicidade do obscuro fabricante turco de calçado que se viu, de um dia para o outro, elevado a figura internacional e que teve de aumentar o número de empregados para responder aos pedidos dos sapatos "Byebye Bush" que choveram de toda a parte. Já fiz referência ao assunto e até sugeri a criação das socas "Byebye Socas", n'Os Bigodes do Gato de 13 de Janeiro, e que hoje recordo.
Pois bem! Há poucos dias, em Tikrit, cidade iraquiana a cerca de 100Km de Bagdad e berço de Saddam Hussein, um escultor, Laith al-Amiri, com ajuda de miúdos de um orfanato local, resolver erigir uma estátua do sapato atirado a Bush com cerca de 3,5 metros de altura, tendo o sapato a generosa medida de 2,5 metros de comprimento.
Para o director do orfanato, tratou-se de uma homenagem ao jornalista Muntazer Al-Zaidi, autor do lançamento e que ainda se encontra preso. "É uma forma de lhe mostrarmos o nosso reconhecimento pelo acto. Estes garotos que o auxiliaram são, na sua maioria, órfãos de pais mortos na guerra", referiu.
A verdade é que a "estátua da glória e generosidade", uma obra de discutível mestria e bom gosto, poucos dias se manteve de pé, mandada demolir de pronto pelas autoridades iraquianas. "We will not allow anyone to use the government facilities and buildings for political motives", disse Abdullah Jabara, governador da região. E lá se foram 5 mil dólares.
O jornalista, que no final de Janeiro cumpriu o 30º aniversário na prisão, é visto na região como um herói nacional e a tonelada e meia do sapato recoberto a bronze considerada uma dádiva às futuras gerações para que recordem o jornalista como um herói nacional.
Se a moda pega, vamos ter por cá várias esculturas a serem construídas... e demolidas de seguida. Só de ovos, teremos um Portugal bem engalanado.
2.
Em seguida, um curto apontamento para um facto relatado pelo jornal "Público" e que diz respeito aos nossos "Super-Espiões".
Cartões com identificação e fotografia dos directores e chefes de divisão dos serviços secretos militares (são 23 os altos quadros) estiveram acessíveis a mais de uma centena de funcionários utilizadores do sistema informático da Presidência do Conselho de Ministros.
O próprio governo revelou desta forma os nomes e fotos dos seus super-secretos agentes.
Só esta, não merecia uma dúzia de caixas de sapatos, digam lá!
Das duas uma: ou andam completamente desorientados a tapar os buracos das tropelias do menino Zézito... ou andam a gozar connosco que nem uns alarves!
O SINO DA ALDEIA, embora ficando muitíssimo atrás do sistema informático da Presidência do Conselho de Ministros, aqui divulga uma apenas das 23 identidades SUPER-SECRETAS dos nossos SUPER-ESPIÕES MILITARES ao serviço do HIPER SISTEMA DE CONFIDENCIALIDADE DOS HIPER SERVIÇOS DE SEGURANÇA DA REPÚBLICA PORTUGUESA.
BOM FIM-DE-SEMANA!
Publicação nº 689 de "O SINO DA ALDEIA" - Jorge P.G.Sineiro